Início Geral Levantamento analisa a necessidade de um balneário

Levantamento analisa a necessidade de um balneário

A concessão para uso das águas pela Cia de Águas Termais foi autorizada pelo governo federal em 1942
A concessão para uso das águas pela Cia de Águas Termais foi autorizada pelo governo federal em 1942

Priscila Loch
Gravatal

 
Um estudo é feito pela Cia de Águas Termais em Gravatal para verificar se há mesmo necessidade de construir um balneário público na cidade. O planejamento foi definido em acordo entre o diretor-presidente da companhia, José Agostinelli Neto, com o procurador da república em Tubarão, Michael von Mühlen de Barros Gonçalves, que concedeu um prazo até setembro deste ano para que o levantamento seja concluído.
 
A construção do balneário foi requerida em ação civil pública em 2006, pelo ex-procurador, Celso Antônio Três, e quatro anos depois estipulado um prazo de alguns meses para que o município apresentasse o projeto. Um dos fundamentos da ação era o artigo 5º da Lei nº 2.661, que prevê que “a União deverá convencionar com os estados e municípios interessados a construção de balneários para as classes menos favorecidas”.
 
Porém, José Agostinelli contesta. Segundo ele, a água termal não é uma propriedade do município, e sim particular. A concessão à empresa foi autorizada pelo governo federal em 1942. “Estamos avaliando a procura para fins curativos, pesquisando os nossos próprios visitantes e os pacientes de baixa renda indicados pela prefeitura. Mas posso assegurar que não existe no Brasil nenhum balneário que seja inteiramente de graça. Piratuba (SC), por exemplo, tem um balneário, e é pago”, declara.
 
Alto custo de manutenção
O assunto ganhou repercussão durante esta semana após o prefeito Nardo Nesi anunciar que tem a intenção de construir um balneário futuramente em Gravatal. Mas o diretor da companhia alerta para o alto custo de manutenção. “Se não fizer uma assepsia correta após o uso, daí os demais vão contrair mais doenças. A higienização custa muito caro e não sei de onde a prefeitura tiraria verba para isso”, acrescenta José.
Em Gravatal, a água termomineral brota a 37ºC. O seu uso para saúde começou centenas de anos atrás. Os banhos são indicados para tratar doenças como reumatismo, dermatite e acne.
Sair da versão mobile