Início Geral Mais médicos: Na região uma vaga é indeferida

Mais médicos: Na região uma vaga é indeferida

Jaguaruna

Encerra nesta sexta-feira (7), o prazo para inscrições no programa Mais Médicos. Conforme o último balanço do Ministério da Saúde (MS), ainda existem 115 vagas não preenchidas, distribuídas em oito distritos indígenas e outros 23 municípios no Amazonas, Pará, Piauí, e Rondônia.

Em Santa Catarina 17 municípios tiveram as vagas reabertas no edital Mais Médicos após desistência dos profissionais em assumir os postos. Na região até às 22h50, desta quinta-feira (6) havia dois municípios homologados com isso, três vagas preenchidas, quatro vagas pendentes de homologação e apenas um município teve uma vaga indeferida. “Pode ter ocorrido que o médico entrou em contato com o gestor e decidiu que não iria se apresentar na cidade, mas esta vaga foi aberta novamente e pode ser que até esta sexta-feira algum profissional de medicina possa ter se candidatado para esse município”, explica a coordenadora suplente da Comissão de Coordenação Estadual do Programa Mais Médicos no Estado de Santa Catarina, Aline Daiane Schlindwein.

Com o anúncio da saída dos cubanos do programa Mais Médicos no mês passado, a Amurel deixou de contar com oito profissionais que atuavam em sete cidades. Eles exerciam a profissão em Armazém (1), Braço do Norte (1), Grão-Pará (1), Jaguaruna (2), Pedras Grandes (1), Pescaria Brava (1) e Rio Fortuna (1).

No Estado, foram abertas as inscrições para as 258 vagas do Programa Mais Médicos em Santa Catarina, que antes eram ocupadas por cubanos. São 246 vagas para municípios e 12 para Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei). No país foram ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Dsei.

De acordo com levantamento do MS 3.949 médicos já se apresentaram nas prefeituras, mas apenas 2.315 começaram a trabalhar. Os outros já entregaram os documentos necessários, mas ainda não iniciaram as atividades. Apesar de afirmar que espera que as vagas sejam preenchidas até esta sexta, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, disse que um novo edital do Mais Médicos será publicado na segunda-feira), abrindo vagas para médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile