Imbituba
Uma área próximo às dunas da Ribanceira, em Imbituba, região protegida e ainda preservada na cidade, foi destruída por máquinas. Para alguns moradores, o ponto era preparado para se transformar em ‘loteamento clandestino’. O local também é um berçário de butiazais nativos.
Para o secretário de Meio Ambiente da prefeitura de Imbituba, Paulo Marcio de Souza, infelizmente não houve flagrante. “Torna-se uma luta bem injusta com essas pessoas que se aproveitam da vulnerabilidade dos órgãos e fazem isso”.
A denúncia que chegou à Secretaria, ainda na quinta feira, e foi atendida de prontidão pelos fiscais da Sema, mas, segundo Paulo Márcio, “na sexta feira que os fiscais identificaram o ponto e atuam agora na tentativa de identificar os autores, e como já podem notar, fixamos placas que se trata de APP – Área de Preservação Permanente”.
Nesta semana, uma reunião com a Polícia Militar Ambiental(PMA) será realizada. Até o mês de outubro, mais cinco fiscais ambientais temporários podem vir compor o quadro da Sema, o que estreitará tais crimes na cidade.
A ideia, segundo o secretário, é implementar o sistema de ‘plantão’ para atender denúncias fora do horário de funcionamento da prefeitura e, assim, coibir problemas que ocorrem, principalmente, nos fins de semana e feriados.