Início Geral Municípios de SC têm a melhor gestão fiscal do Brasil, aponta Firjan

Municípios de SC têm a melhor gestão fiscal do Brasil, aponta Firjan

Foto: Divulgação

Os municípios de Santa Catarina lideram o ranking nacional de gestão fiscal, segundo relatório divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O levantamento analisou dados de 2024 de mais de 5,1 mil cidades brasileiras e destacou o desempenho catarinense, com maior geração própria de receita e menor dependência de repasses estaduais e federais.

Resultados do estudo

A nota média de Santa Catarina foi de 0,8787, bem acima da média nacional, que ficou em 0,6531. Isso significa um desempenho 34% superior ao Brasil. Entre os 269 municípios catarinenses avaliados, 222 (82,5%) receberam classificação “Excelente”, 46 (16%) ficaram na faixa “Boa”, quatro (1,5%) em situação “Difícil” e nenhum foi classificado como “Crítico”.

No cenário nacional, o contraste é marcante: apenas 23,3% das cidades brasileiras alcançaram a categoria “Excelente”, enquanto 10,4% foram classificadas como “Crítica”.

Destaque para autonomia

O relatório avalia quatro quesitos: Autonomia, Gastos com pessoal, Liquidez e Investimentos. O grande diferencial catarinense está na Autonomia, que mede a capacidade de arrecadação própria.

Enquanto em Santa Catarina apenas 7,8% das prefeituras têm dificuldade para se manter sem repasses externos, no Brasil esse índice sobe para 62%. Além disso, três em cada quatro cidades catarinenses (74,5%) receberam nota máxima nesse quesito.

Repercussão

O governador Jorginho Mello comemorou os resultados:

“Santa Catarina é um estado que pula o Brasil. Aqui o catarinense põe a mão na massa. Mérito do nosso povo que trabalha, produz e faz acontecer. Os números mostram que o estado é destaque em gestão pública porque em Santa Catarina existe respeito com o pagador de boleto.”

Impacto para o país

Segundo a Firjan, a dependência excessiva de repasses federais é um dos maiores desafios para os municípios brasileiros, especialmente os de pequeno porte. Em Santa Catarina, no entanto, o equilíbrio fiscal e a capacidade de arrecadação local colocam o estado como referência nacional em gestão pública.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile