
Karen Novochadlo
Tubarão
Para ser patriota, não tem idade ou época do ano. Os alunos do Centro Educacional Coração Feliz, no bairro Dehon, em Tubarão, ficaram bastante tristes com o cancelamento da marcha no dia 7 de setembro, por causa do mau tempo. Por isso, a direção da escola mobilizou-se e proporcionou um novo desfile para os pequenos nesta sexta-feira.
“Não era o que planejávamos, mas fizemos a vontade dos alunos. Este ano, seria a primeira vez que desfilaríamos junto às outras escolas na avenida Marcolino Martins Cabral”, expõe a diretora da escola, Cláudia Pereira Fernandes.
Com o tema “Toda criança do mundo cabe em um coração feliz” e ”Gentiliza gera gentileza”, os alunos vestiram fantasias caprichadas, levavam faixas, flores de papel e seguiram a banda marcial do Colégio Adventista pelas ruas do bairro Dehon.
O pequeno João Vitor Gomes Fernandes, 7 anos, estava ansioso para marchar. “É muito legal”, exclamou o menino. A mãe, Cláudia Gomes Fernandes, conta que ele não via a hora de desfilar. “Ele ficou muito triste por não poder desfilar no 7 de setembro”, enfatiza a mãe.
De acordo com a diretora Claúdia, a inspiração dos estudantes foi os policiais. “Eles adoram assistir policiais marchando. Eu expliquei que é bonito por causa da atenção, da noção de espaço, concentração”, revela a diretora.
Em Tubarão, os desfiles não puderam ser remarcados por causa do calendário escolar municipal comprometido, por conta da greve dos professores. O cancelamento também ocorreu em outros municípios.da região.