Laguna
A construção do novo abrigo de cães de Laguna será feita por meio de uma parceria com o consórcio Camargo Corrêa-Artepa/M. Mrtins/Construbase, responsável pela obra da ponte Anita Garibaldi, na BR-101. Os recursos fazem parte de compensação ambiental.
A área onde será edificado o novo canil, na localidade de Barbacena, será alugada pela prefeitura, que também ficará responsável por manter os funcionários e o veículo para o transporte dos animais.
O investimento vem em boa hora, já que a atual estrutura não pode atender ou abrigar novos animais. Determinação do Ministério Público vigora desde o ano passado. Os cães que vivem lá já estavam no abrigado antes da medida.
A clínica veterinária que será credenciada para prestar o serviço para cães e gatos no novo espaço será escolhida por meio de uma licitação. O edital é analisado pela procuradoria do município e deve ser lançado ainda este semestre.
Paralelamente a isso, a prefeitura estuda a possibilidade de estender o serviço de castração de caninos e felinos. A ideia é disponibilizar a estrutura de forma gratuita para famílias que não têm como arcar com a cirurgia.
Hoje, os 64 animais assistidos no canil público estão castrados. A ação faz parte da primeira etapa do projeto da secretaria de saúde da prefeitura, que tem como objetivo principal efetuar um controle de natalidade da população canina do município.
