Início Especial Óbito por dengue grave em Santa Catarina é confirmado

Óbito por dengue grave em Santa Catarina é confirmado

Florianópolis

Foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz/SP o diagnóstico laboratorial de dengue para o óbito do paciente A.K., 37 anos, residente em Chapecó, ocorrido no último dia 13. 

Como se tratava de um óbito suspeito de dengue, foi realizada uma investigação conjunta entre a secretaria de estado da saúde e secretaria de saúde de Chapecó, por meio do Protocolo de Investigação de Óbitos por Dengue, do Ministério da Saúde.

Os resultados da investigação epidemiológica, aliados à confirmação laboratorial do caso, confirmam o primeiro óbito por dengue grave registrado no estado.

Reforça-se a necessidade da população procurar atendimento imediato caso apresente sintomas de dengue (febre alta, dores pelo corpo, mal estar), que as unidades de saúde estejam preparadas para aplicar o protocolo de manejo clínico e classificação de risco frente a um caso suspeito de dengue, além de se intensificar as ações de prevenção, eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Sair da versão mobile