Início Especial Obra deve iniciar este ano

Obra deve iniciar este ano

A estrutura ligará a reta da rua Osvaldo Cruz (da agência do Besc - hoje Banco do Brasil), na margem direita, com a rua Luiz Pedro de Oliveira, na margem esquerda. - Foto: Prefeitura de Tubarão/Divulgação/Notisul.
A estrutura ligará a reta da rua Osvaldo Cruz (da agência do Besc - hoje Banco do Brasil), na margem direita, com a rua Luiz Pedro de Oliveira, na margem esquerda. - Foto: Prefeitura de Tubarão/Divulgação/Notisul.

Letícia Matos
Tubarão

A necessidade de ter, em Tubarão, mais uma ponte que ligue as ruas centrais às margens do rio é uma reivindicação diária. Há muitos anos, moradores enfrentam um trânsito problemático, principalmente em horários comerciais. A cidade conta com uma frota de mais de 86 mil veículos e sua condição ímpar, com o território cortado pelo rio Tubarão, pela BR-101 e pela malha ferroviária, faz com que a mobilidade urbana seja um grande desafio.

A contratação da sondagem foi realizada. Assim que o levantamento for entregue, o projeto da ponte poderá ser finalizado e encaminhado para a licitação.  A estrutura ligará a reta da rua Osvaldo Cruz (da agência do Besc – hoje Banco do Brasil), na margem direita, com a rua Luiz Pedro de Oliveira, na margem esquerda, no bairro Dehon.

Os estudos de sondagem, de acordo com o secretário de urbanismo, Vânio de Freitas Junior, visam identificar rochas, trechos de lama e outros detalhes do solo e do subsolo. O traçado previsto para o empreendimento é de 150 metros. “Essa é uma etapa fundamental para que possamos lançar o edital de licitação da ponte”. Em setembro do ano passado, a obra estava orçada em R$ 7 milhões.

Conforme o prefeito Olavio Falchetti, embora seja um processo tecnicamente complexo, a intenção é lançar a licitação o mais breve possível. “Existe projeto cadastrado junto ao Governo Federal para firmar convênio, mas pretendemos realizar a obra com recursos próprios, caso não haja êxito nessa iniciativa”, afirma.

Existem cinco pontes de concreto em Tubarão, três centrais em sentido único, e outros projetos de construção de travessias, um deles antigo, que ainda não saiu do papel e que uniria a Cidade Azul e Capivari de Baixo, a chamada Ponte da Integração.

O projeto
O projeto final será elaborado pela secretaria de urbanismo. A nova ponte do Centro contará com 16,8 metros de largura, dois passeios, uma faixa para ciclovia e iluminação em duas alturas (uma para carros e outra para pedestres). A via terá duas pistas em dois sentidos.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile