Tempo de leitura: 2 minutos
A 3ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Laguna realizou nesta segunda-feira (10) uma operação de fiscalização contra cativeiros irregulares. A ação contou com o apoio da Fundação Ambiental Municipal de Lauro Müller e resultou na apreensão de 93 aves nativas, entre elas três espécies ameaçadas de extinção.
Ao todo, quatro locais foram vistoriados durante a operação. As equipes encontraram diversas aves mantidas em condições ilegais de cativeiro.
A Prefeitura de Lauro Müller disponibilizou um caminhão para o transporte das aves e das gaiolas apreendidas. Após avaliação realizada por biólogos, parte dos animais foi reintroduzida em seu habitat natural, enquanto outras seguem em observação para reabilitação.
Os responsáveis pelos cativeiros foram autuados e irão responder nas esferas administrativa e criminal, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).
Combate à manutenção ilegal de animais silvestres
De acordo com a Polícia Militar Ambiental, a prática de manter aves silvestres sem autorização representa um crime ambiental e ameaça o equilíbrio dos ecossistemas. As fiscalizações seguem sendo realizadas regularmente em toda a região Sul de Santa Catarina.
A corporação reforça que a população pode colaborar realizando denúncias anônimas sobre a criação ilegal de animais silvestres pelos canais oficiais da Polícia Militar Ambiental ou pela ouvidoria municipal.
