Início Segurança PF cumpre mandados em Imbituba durante operação nacional contra o crime organizado

PF cumpre mandados em Imbituba durante operação nacional contra o crime organizado

Foto: PF

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Santa Catarina (FICCO/SC) deflagrou, na manhã desta terça-feira (12), a Operação Impedimento, que investiga um grupo criminoso suspeito de atuar no tráfico de drogas na Grande Florianópolis. Em Imbituba, dois endereços residenciais foram alvo de mandados de busca e apreensão.

A operação também teve ações em Palhoça e São José. Durante as buscas, policiais apreenderam celulares, armas e munições.

Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva. As prisões ocorreram nas cidades de Criciúma, com dois suspeitos presos, Lages, com um, e São José, também com um investigado detido.

Investigação começou após Operação Colapso

Segundo a FICCO/SC, a investigação teve início após a análise de materiais apreendidos durante a Operação Colapso, deflagrada em junho de 2025.

Na época, a operação desarticulou um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro que atuava em Santa Catarina e estados vizinhos. A ação resultou em:

  • 38 prisões;
  • 48 mandados de busca e apreensão;
  • bloqueio de mais de R$ 1,4 bilhão em ativos financeiros.

As novas diligências buscam aprofundar a investigação sobre integrantes ligados à organização criminosa e à distribuição de drogas na região da Grande Florianópolis.

Operação integra ofensiva nacional da Polícia Federal

A Operação Impedimento faz parte da Operação Força Integrada II, coordenada nacionalmente pela Polícia Federal em 16 estados brasileiros.

Em todo o país, estão sendo cumpridos:

  • 165 mandados de busca e apreensão;
  • 71 mandados de prisão preventiva.

As ações têm como alvo grupos investigados por tráfico de drogas, tráfico de armas, lavagem de dinheiro e participação em facções criminosas.

O que é a FICCO/SC

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Santa Catarina reúne diferentes forças de segurança pública.

A estrutura é formada por:

  • Polícia Federal;
  • Polícia Civil de Santa Catarina;
  • Polícia Militar de Santa Catarina;
  • Polícia Penal de Santa Catarina;
  • Secretaria Nacional de Políticas Penais.

Segundo os órgãos envolvidos, a atuação conjunta busca fortalecer o combate ao crime organizado e ampliar o compartilhamento de informações de inteligência.

Sair da versão mobile