A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 4ª Delegacia de Polícia Especializada de Combate à Corrupção (DECOR), deflagrou na quinta-feira (04/09) a operação “Credenciamento”, que apura crimes contra licitações e contra a administração pública na Prefeitura de Timbó.
Esquema investigado
As investigações indicam que um grupo familiar criou diversas pessoas jurídicas para viabilizar contratações sem licitação no município, entre os anos de 2022 e 2024.
O modelo de credenciamento – que permite contratação direta por inexigibilidade de licitação – teria sido usado de forma irregular, possibilitando que o mesmo grupo econômico fosse contemplado em diferentes contratos.
Envolvimento de servidores públicos
Segundo a Polícia Civil, o esquema só foi possível com o apoio de servidores públicos das Secretarias de Obras e de Saúde, que direcionavam as contratações.
Há indícios de que esses servidores tenham recebido vantagens ilícitas, o que reforça a suspeita de participação direta no esquema criminoso.
Mandados cumpridos e medidas judiciais
Na operação desta quinta-feira, foram cumpridos seis mandados de busca domiciliar.
Além disso, a Justiça determinou, de forma cautelar, que os investigados estão proibidos de contratar com o poder público.
Participaram da ação unidades da CECOR, DECOR/DEIC, 1ª DECOR, 2ª DECOR, 3ª DECOR, LAB/DEIC e DRRDI/DEIC, sob coordenação da 4ª DECOR.
