Início Segurança Operação Mensageiro: GAECO e GEAC cumprem prisões e buscas em 10 cidades...

Operação Mensageiro: GAECO e GEAC cumprem prisões e buscas em 10 cidades de SC

Foto: MPSC - Notisul Digital

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC), coordenados pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), deflagraram nesta terça-feira (19) a 6ª fase da Operação Mensageiro, que investiga crimes contra a administração pública em diversos municípios catarinenses.

Prisões e buscas em diferentes regiões

Por ordem do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva contra empresários suspeitos de manter práticas ilícitas. Além disso, 36 mandados de busca e apreensão foram realizados em residências e empresas localizadas em Rio do Sul, Blumenau, Imbituba, Florianópolis, Gaspar, Bombinhas, Laguna, Braço do Norte, Palhoça e Imaruí.

As medidas atingiram servidores, ex-servidores e agentes políticos, incluindo ex-prefeitos de Braço do Norte e Rio do Sul, apontados como investigados no esquema.

Esquema investigado envolve coleta de resíduos

O foco da 6ª fase é aprofundar a colheita de provas sobre contratos de coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos em diferentes regiões do estado. De acordo com o MPSC, há indícios da atuação de agentes públicos e privados em uma organização criminosa estruturada.

Investigações começaram em 2022

As apurações tiveram início em 2022, sob coordenação da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, em conjunto com o GAECO e o GEAC. Desde então, a operação visa reprimir crimes funcionais supostamente praticados por prefeitos, empresários e outros agentes públicos.

A Polícia Científica de Santa Catarina também participa da operação, garantindo a preservação da cadeia de custódia e a integridade das evidências arrecadadas.

Como o processo tramita em sigilo, novas informações serão divulgadas assim que houver autorização judicial.

O que são o GAECO e o GEAC

O GAECO é uma força-tarefa conduzida pelo MPSC com participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. O grupo tem como objetivo identificar, prevenir e reprimir organizações criminosas em Santa Catarina.

Já o GEAC é formado por membros do Ministério Público do Estado e atua especificamente em investigações e ações judiciais de combate à corrupção que apresentem maior gravidade ou complexidade.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile