Início Segurança Gaeco deflagra operação contra venda de remédios abortivos pela internet em Santa...

Gaeco deflagra operação contra venda de remédios abortivos pela internet em Santa Catarina

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou, nesta sexta-feira (17), a Operação “Bioleak” para combater a venda de medicamentos abortivos pela internet em Santa Catarina.

De acordo com o Ministério Público Estadual (MPSC), duas mulheres foram alvos de mandados de busca e apreensão nas cidades de Joinville e Balneário Camboriú. Elas são suspeitas de administrar sites e anúncios em plataformas de e-commerce que ofertavam os medicamentos de forma ilegal.

Investigação e apreensões

A apuração apontou que, além de comercializarem os produtos, as investigadas também prestavam suporte remoto para a prática de aborto, orientando as compradoras durante o processo.

Nos locais das buscas, foram apreendidos medicamentos, entre eles hormônios usados para indução de partos, além de equipamentos eletrônicos e documentos.

“A investigação revelou a existência de uma rede coordenada por trás dessas páginas, com sites e anúncios que apresentavam conteúdos semelhantes”, informou o MPSC em nota oficial.

Bloqueio de sites e remoção de anúncios

A Justiça autorizou o bloqueio dos sites investigados e a remoção de anúncios relacionados à venda dos remédios em mecanismos de busca e redes sociais.

Duas pessoas foram presas em flagrante durante o cumprimento dos mandados, segundo o Gaeco. O órgão, no entanto, não confirmou se as mulheres investigadas estão entre as detidas.

Batizada de “Bioleak”, a operação teve apoio de equipes do Ministério Público de Santa Catarina, da Polícia Civil e de peritos forenses. O objetivo é desmantelar o comércio ilegal de substâncias abortivas e identificar outros envolvidos no esquema.

Os medicamentos apreendidos serão analisados para verificar a composição química e os riscos à saúde das pessoas que os utilizariam.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile