Início Geral Os benefícios do correto tratamento cardiovascular

Os benefícios do correto tratamento cardiovascular

Caso Clínico: Paciente de Alto Risco Cardiovascular (CV) com Doença Renal Crônica (DRC) e Risco de Insuficiência Cardíaca (IC), com essa temática, foi realizada, no dia 22, a 34ª Educação Médica Continuada (EMC) do Complexo Médico Provida, em Tubarão. Palestra conduzida pelo renomado cardiologista, Dr. Emanuel Manente Milanez (CRM-SC: 8.851 RQE: 5.256), que trouxe informações relevantes em tratamentos medicamentosos para pacientes cardiológicos. Encontro realizado no Bistrô João & Nicca.

“Trago como referência de estudos, uma mulher, de 69 anos, com hipertensão arterial, diabética e com sobrepeso. Essa paciente idosa, apresenta um alto risco cardiovascular e ao escolher um anti-hipertensivo correto, se beneficia muito no tratamento cardiológico, impactando positivamente para que se diminua sua mortalidade por complicações cardíacas”, destaca Dr. Emanuel.

Para o médico, o caminho inicial é sempre a avaliação individualizada, com análise de cada quadro clínico. Com o diagnóstico correto, é possível verificar o risco que o paciente apresenta e se ele beneficiará mais ou menos com determinado tipo de medicamento. Nessa investigação e na estratificação de risco cardiovascular de uma forma geral, um exame de destaque é o escore de cálcio coronariano, sendo este um grande aliado dos cardiologistas para estes fins.

“É um exame que veio para ficar. É indicado quando se apresenta um risco intermediário, ou seja, quando temos alguma dúvida no direcionamento do tratamento. O escore de cálcio nos auxilia a estratificar o quadro do paciente e na definição de nossa conduta medicamentosa”, ressalta.

 

Prevenção

Para prevenir doenças cardiológicas, Dr. Emanuel reforça adotar a tradicional receita.
“Seguir uma alimentação saudável, fazer atividade física regular e combater os fatores de risco já conhecidos, como quem hipertensão, tratar adequadamente a hipertensão, se tiver diabetes, tratar bem, se é fumante, abandonar o tabagismo, controlar o nível de estresse e ter uma boa qualidade de sono. Essa fórmula já conhecida, é o que nos ajuda a viver mais e mais feliz”, completa.

 

Edição

A 34ª edição da Educação Médica Continuada (EMC) do Provida contou com a presença de clínicos, cardiologistas, otorrinolaringologistas, nefrologistas e geriatra. O evento teve o apoio do Laboratório Farmacêutico Libbs.

 

Palestrante

Dr. Emanuel Manente Milanez – CRM-SC: 8.851 RQE: 5.256
Graduação em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas.
Residência Médica em Medicina Interna no Hospital Celso Ramos.
Residência Médica em Cardiologia pelo Instituto de Cardiologia de Santa Catarina.
Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Especialista em Cardiologia pela SBC.
Professor de Cardiologia no Curso de Medicina da Unesc.
Cardiologista atuante nos hospitais: São José, São João Batista e Unimed Criciúma.
Sócio fundador da Clínica Cardiológica Cardioday.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Sair da versão mobile