Início Especial Os desafios para melhorar o trânsito

Os desafios para melhorar o trânsito

Com investimento em transporte coletivo seria possível solucionar parte dos problemas gerados pelo excesso de veículos nas ruas.
Com investimento em transporte coletivo seria possível solucionar parte dos problemas gerados pelo excesso de veículos nas ruas.

Karen Novochadlo
Tubarão

Mas de 100 mil veículos circulam pela região da Grande Tubarão. Isso sem contar os que vêm de fora! Com o tráfego intenso, somente educação e bom senso podem evitar acidentes. Neste sábado, inicia a Semana Nacional do Trânsito, mais do que hora de repensar as ações e projetar o futuro. De acordo com os dados do Detran, até agosto, haviam 72.121 veículos registrados em Tubarão. O ano passado fechou com 68.992. Um aumento de 3.129 em oito meses.

Se considerarmos a população de Tubarão acima dos 20 anos, que segundo o resultado do Censo 2010 é de 76.699, e o número de veículos (72.121), existe quase uma condução por habitante, cerca de 0,9. Se o critério for apenas carros, caminhonetes, caminhonetas, motonetas e motocicletas, o índice é de 0,84. Estes números são apenas uma projeção.
Para o diretor do departamento de planejamento de tráfego da prefeitura de Tubarão, o engenheiro Rodrigo Vieira Joaquim, não é o número de veículos registrados em Tubarão que interfere no trânsito, mas a quantidade que vem de outros municípios. A cidade é polo nas áreas de saúde, educação e comércio.

Para Rodrigo, a solução para melhorar o tráfego na cidade é a ampliação da malha viária. Criar ligações entre bairros e evitar o trânsito dentro da região central, como o anel viário na avenida Pedro Zapellini. A reativação do estacionamento rotativo em Tubarão também ajuda. “Isto evita que os automóveis circulem pelo município à procura de vaga”, justifica Rodrigo.
A educação do trânsito também é importante. A instrução dos motoristas e a educação são indispensáveis para o respeito à sinalização de trânsito. A imprudência é uma das principais causas de acidentes. Um outro item vital é a melhoria do transporte público nos municípios. Um ônibus tira de circulação 13 veículos.

Semana do trânsito inicia em Tubarão

A Semana do Trânsito em Tubarão inicia neste sábado. Com o tema “Década de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011 a 2020: juntos podemos salvar milhões de vidas”, a ação da prefeitura será marcada por várias ações, para conscientizar pedestres e condutores para respeitar as leis de trânsito e sinalização. A abertura será às 8h30min, na Ciauto, localizada na rua Antônio Hülse, nº 2.846, no bairro Revoredo, em Tubarão. A inspeção será realizada por 50 profissionais. Os primeiros 50 participantes terão direito a um churrasco, às 16h30min, com a organização do evento. No local, ainda serão promovidos os programas Escolinha de Trânsito da Polícia Militar, Exposição do Clube de Carros Antigos, Programa Paz na Linha da FTC e atividades de lazer do Sesc. Domingo, será feita uma ação educativa pela Guarda Municipal em várias ruas. Durante a semana, serão feitas palestras educativas, passeio ciclístico, blitz educativa, atividades de lazer, mutirão de inspeção veicular.

Semáforos com problemas

Tubarão não é nenhuma megalópole. Mas, em dias de chuva e nos horários de pico, não é fácil locomover-se pela cidade. Imagine o caos quando os semáforos não funcionam, o que não é incomum. Nesta sexta-feira, a Guarda Municipal precisou ajudar a na sinalização, porque algumas sinaleiras não funcionaram como deveriam. Os conjuntos de sinalização é antigo. A prefeitura pretende lançar uma licitação para a aquisição de novos semáforos.

Número de motos é elevado

Tubarão é o município da região que tem mais veículos, com 72.121, seguido por Laguna (21.081), Imbituba (20.606), e Braço do Norte (18.887). Em Tubarão, o número de motonetas e motocicletas (21.880) é mais da metade do número de automóveis (36.825). E são justamente os motociclistas a maioria das vítimas em acidentes fatais. O Corpo de Bombeiros de Tubarão registra uma média de dois acidentes ao dia com motociclistas, no perímetro urbano da cidade, na BR-101, e nas SCs 438 e 440. No segundo semestre de 2010, foram registrados 278 acidentes com motociclistas lesionados em Tubarão. O número elevado de motos está relacionado à facilidade de compra e custo menor (inclusive de manutenção) do que um carro.

Sair da versão mobile