A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão às Drogas (DRD/DEIC) e da Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Brusque, participou de uma grande operação nacional contra o tráfico de drogas nesta quinta-feira (20). A ação foi coordenada pela Polícia Civil da Bahia e envolveu delegacias especializadas de oito estados, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Rondônia, Espírito Santo, Paraná e Sergipe. O objetivo foi desarticular uma facção criminosa responsável por tráfico de drogas e armas, homicídios, roubos, corrupção de menores e lavagem de dinheiro. As investigações apontaram que o grupo movimentou cerca de R$ 80 milhões em contas bancárias.
Prisões e apreensões em diferentes estados
Durante a operação, 47 suspeitos foram presos em diferentes cidades da Bahia, como Itabuna, Ilhéus e Camacan, além de criminosos capturados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rondônia. Também foram apreendidas armas, drogas e quantias em dinheiro que pertenciam à organização criminosa.
Atuação da polícia em Santa Catarina
Em Santa Catarina, a operação teve foco no município de Brusque. No local, foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária contra uma mulher suspeita de atuar no tráfico e lavar dinheiro para a facção.
Grupo movimentava milhões de reais
As investigações apontam que o grupo criminoso tinha uma estrutura organizada para lavar dinheiro e financiar atividades ilícitas em diferentes regiões do país. Somente em movimentações bancárias identificadas pela polícia, o valor chega a R$ 80 milhões.