Com investimentos em infraestrutura que superam os R$ 1 bilhão até 2030, o Porto de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, vive uma fase de expansão e modernização. As melhorias colocam a região como uma alternativa logística estratégica no Brasil, com impacto direto na competitividade do escoamento de cargas. Além das obras portuárias, também avançam os projetos viários e ferroviários que conectam o complexo aos polos produtivos da região Sul.
A movimentação histórica de mais de 8 milhões de toneladas, registrada recentemente, é reflexo da transformação em curso. Hoje, o Porto de Imbituba se tornou um verdadeiro canteiro de obras, com destaque para os projetos em andamento no Cais 3 e os que devem iniciar em breve no Cais 1 e Cais 2.
As principais obras de infraestrutura no Porto de Imbituba incluem:
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Recuperação, reforço e ampliação do Cais 3
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Dragagem e derrocagem do Cais 1
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Construção do dolfim do Cais 2
Essas ações vão permitir a atracação de navios maiores e instalação de novos equipamentos, o que aumenta a capacidade operacional do terminal.
Outro ponto estratégico é a conclusão da BR-285, que encurtará distâncias entre o Rio Grande do Sul e o Porto de Imbituba. Com a pavimentação da Serra da Rocinha e liberação para caminhões bitrem, a cidade portuária catarinense ficará cerca de 100 km mais próxima de Passo Fundo do que o Porto de Rio Grande. A profundidade dos berços (13,5 metros) também torna o porto mais competitivo.
Além das vias terrestres, a Ferrovia Tereza Cristina (FTC) passa por ampliação e modernização para transportar produtos como cerâmica, arroz e hulha betuminosa. A integração ferroviária reforça o papel do porto como elo logístico eficiente e sustentável.
A movimentação crescente de contêineres e o aumento de rotas comerciais fazem com que o Porto de Imbituba seja cada vez mais relevante. Com apoio do governo estadual e do setor produtivo, a expectativa é que o crescimento continue acelerado nos próximos anos, consolidando o porto como referência no Sul do Brasil.