Início Geral Porto de Imbituba: Campanha contra a dengue, zika e chikungunya é intensificada

Porto de Imbituba: Campanha contra a dengue, zika e chikungunya é intensificada

Imbituba

O Porto de Imbituba atua na prevenção ao mosquito Aedes Aegypti com a campanha Porto sem Dengue, Zika e Chikungunya. A ação deve mobilizar trabalhadores e usuários do porto nos próximos seis meses, conscientizando a comunidade portuária sobre os possíveis criadouros do mosquito e realizando vistorias intensivas. A atuação da administração faz com que, desde 2015, não sejam registrados focos de Aedes aegypti no Porto.

A campanha é desenvolvida em uma parceria entre os setores de Comunicação Social e de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da SCPar Porto de Imbituba, com o Governo do Estado e a prefeitura. Em conjunto com o setor de SSMA, a Vigilância Epidemiológica de Imbituba realiza inspeção semanal em 13 armadilhas para o monitoramento do mosquito, dispostas estrategicamente nas proximidades de áreas de risco dentro do porto, como calhas, contêineres, guindastes, lonas e, principalmente, locais de grande movimentação de pessoas e veículos de cargas, como balanças e portarias.

O porto também monitora espaços considerados críticos por meio de buscas ativas de possíveis criadouros e focos do mosquito, inclusive na área das empresas arrendatárias, operadores portuários e adjacências. Além disso, é feita uma desintetização periódica em pontos mapeados, como lixeiras e bueiros.

dengue porto pneu
As ações serão intensificadas nos próximos seis meses – Foto: Divulgação/Portal Notisul
Sair da versão mobile