Zahyra Mattar
Tubarão
A primeira batalha entre o deputado federal Edinho Bez (PMDB) e o secretário estadual de segurança pública, Ronaldo Benedet (PMDB), foi travada nesta sexta-feira. A vitória ficou com Edinho: ele conseguiu convencer o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) a assinar a exoneração do atual diretor do Presídio Regional de Tubarão, Ricardo Welausen.
Apesar da decisão estar, em parte, consumada, para ter efeito, precisa ser publicada no Diário Oficial do Estado. É possível que isso seja manobrado segunda-feira. Até lá, Ricardo segue à frente da instituição penal.
Por telefone, nesta sexta, Benedet falou com o governador LHS, a fim de tentar dissuadi-lo. O secretário é declaradamente contrário à mudança no comando do presídio. Há uma semana, ele afirmou que qualquer decisão neste sentido estava fora de cogitação e não acreditava que o governador validaria o pedido de Edinho sem consultá-lo.
Em contato com a Casa Militar, gabinete do governador e secretaria de coordenação e articulação do estado, ninguém soube explicar no que LHS embasou-se para assinar a exoneração. Em Tubarão, a notícia repercutiu mal. A secretaria da pasta da coordenação e articulação confirmou apenas que a exoneração foi assinada e o telefone não parava de tocar por conta disso.
O embate político em torno do comando do presídio ainda não foi digerido no governo do estado. O resultado da guerra declarada poderá gerar conflitos dentro do PMDB (todos os envolvidos, exceto Ricardo, são filiados ao partido). E o reflexo imediato poderá colocar em xeque as eleições do próximo ano.
O substituto
O escolhido para substituir o diretor é o cabo da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) José Esmeraldino Costa. Ele foi indicado pelos vereadores peemedebistas Evandro Almeida, Maurício da Silva, Ivo Stapazzol e Geraldo Pereira, o Jarrão, de Tubarão, e pelo secretário de desenvolvimento regional em Tubarão, Jairo Cascaes (DEM). A sugestão foi subescrita pelos deputados Edinho Bez e Genésio Goulart.
“Quem manda aqui sou eu”
A decisão da troca de comando no Presídio Regional de Tubarão foi, confirmadamente, uma manobra política do PMDB. Segundo o deputado federal Edinho Bez, havia um compromisso assumido entre o deputado estadual Genésio Goulart e o vereador Ivo Stapazzol em indicar e apoiar o cabo da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) José Esmeraldino Costa. “O compromisso era com Genésio e com Ivo, mas independente disso a decisão é do partido. Tanto que foi subescrita por todos os outros que detem cargo político”, afirma.
Edinho justifica ainda que cargos comissionados pertencem a partidos e, como se trata da vaga em Tubarão, é ele que dá as cartas e não o secretário estadual de segurança pública, Ronaldo Benedet. “Ele não é o representante político da Amurel. Eu sou. Não abro mão desta indicação (de Esmeraldino). Cada líder cuida da sua região e aqui gente de fora não bota o bico. Quem manda aqui sou eu”, dispara.
O deputado garante que não há guerra no partido e não irá medir força com um secretário de estado, mas avisa: caso a indicação de Esmeraldino não for aceita, entrega o cargo. “Se querem um boneco, não votem mais em mim. Sou um líder e não um boneco, uma marionete”, valoriza-se.
