Zahyra Mattar
Tubarão
Os alertas meteorológicos que não param de ser anunciados por várias agências de climatologia no país assustam a população do sul catarinense. Ontem, o setor de clima e previsão do tempo da Epagri/Ciram alertou, mais uma vez, as autoridades municipais da região. Além da chuva acima da média em várias cidades litorâneas, persiste as condições de formação de um ciclone extratropical no sul brasileiro entre hoje e amanhã.
“Por enquanto são apenas previsões. E os erros ainda são muito grandes. O correto é as pessoas acompanharem as informações. Pelos modelos de hoje (ontem), não creio em fortes ocorrências em Tubarão. Por ora, não observo motivos para maiores preocupações para nossa região”, tranquiliza o climatologista da estação Oregon, em Tubarão, Rafael Marques.
Mesmo com o otimismo, nos município que nem bem conseguiram resolver os problemas ocasionados pelas últimas chuvas o clima é de preocupação. Ontem, técnicos das prefeituras e das Defesas Civis de Criciúma e Içara reuniram-se para traçarem uma estratégia caso algo mais grave ocorra.
Ainda entre hoje e amanhã, os dias devem ser bastante chuvoso, o que também preocupa as autoridades. Neste fim de semana, em praticamente todo o estado foi registrado chuva acima da média: entre 60 e 80mm em 48 horas, especialmente no litoral sul catarinense. Em Laguna, por exemplo, choveu 65 milímetros nos dois dias.
