FOTO Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 2 minutos
Os professores da Educação Infantil da rede municipal de Araranguá, do berçário à pré-escola, participaram de uma formação intitulada “LIBRAS: o idioma que se vê”, ministrada pelo professor Ramon Cunha, do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Sombrio.
A capacitação teve como objetivo oferecer aos educadores conhecimentos básicos sobre a cultura surda, sua história e a legislação que assegura os direitos linguísticos da comunidade surda no Brasil. O encontro também apresentou o funcionamento da gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e sua importância no contexto escolar.
Engajamento e interesse dos professores
Durante a formação, os participantes se envolveram ativamente nas atividades práticas e teóricas propostas, demonstrando grande interesse pela temática e pela aplicação dos conhecimentos no cotidiano das escolas.
Ao final do encontro, muitos professores manifestaram o desejo de aprofundar seus estudos em Libras, buscando novos cursos para ampliar sua formação e fortalecer práticas pedagógicas mais inclusivas e acessíveis aos estudantes com deficiência auditiva.
