FOTO Divulgação Notisul
Micro e pequenas empresas do Sul e da Serra catarinense terão uma grande oportunidade para alcançar o mercado internacional. Através do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), desenvolvido pela ApexBrasil em parceria com o Sebrae/SC, 200 empreendimentos serão preparados para atuar com segurança e competitividade no comércio exterior. As inscrições já estão abertas e a qualificação é 100% subsidiada.
Sul catarinense será o principal polo de atendimento
A iniciativa atenderá 150 empresas no Sul de Santa Catarina e outras 50 no polo de Lages, na Serra. O objetivo é capacitar negócios de diversos setores, como indústria, agronegócio e serviços, desde que tenham interesse em se internacionalizar.
“Apoiar essas empresas para que se preparem para o mercado internacional traz benefícios como valorização da marca, diversificação de mercados, melhorias na gestão e na qualidade dos produtos”, explica Renata Goulart Fernandes, analista do Sebrae/SC.
Etapas práticas e personalizadas para cada negócio
A qualificação tem duração de até quatro meses e será dividida em quatro etapas com apoio técnico individualizado:
-
Diagnóstico exportador: mapeia pontos fortes, limitações e oportunidades da empresa;
-
Plano de trabalho individual: trata de logística, preços, adequação de produto e negociação com compradores estrangeiros;
-
Plano de exportação: inclui mapa de valor da empresa e orientações para participação em editais e ações promocionais;
-
Acompanhamento técnico: com foco no perfil e realidade de cada negócio.
Toda a metodologia é prática e voltada para transformar as empresas em potenciais exportadoras, prontas para atuar no cenário global.
Inscrições abertas para empresas de todos os setores
O único requisito para participar é ter interesse em crescer e explorar o mercado externo. As empresas interessadas podem se inscrever pelo site sebrae.sc/peiex.
Com 53 anos de atuação, o Sebrae/SC é um dos principais motores do empreendedorismo no estado, e, junto da ApexBrasil, pretende ampliar o número de negócios catarinenses com presença internacional.
“Esse tipo de qualificação é fundamental para que mais empresas ganhem competitividade e se posicionem fora do Brasil, elevando o nome de Santa Catarina no cenário econômico global”, conclui Renata.
Sobre os realizadores
Sebrae/SC: Presente em todo o estado, é referência nacional em apoio a pequenos negócios e desenvolvimento territorial. Em 2025, completa 53 anos.
ApexBrasil: Instituição que promove exportações e atrai investimentos internacionais para o Brasil. Atua com promoção comercial, qualificação, inteligência de mercado e apoio à internacionalização.