Tubarão
Em um discurso inflamado e emocionado, o vice-governador Leonel Pavan aproveitou sua vinda a Tubarão, na última sexta-feira, para falar sobre um assunto preocupante para a cidade: a segurança pública. O futuro governador catarinense prometeu que o estado terá, gradativamente, uma melhor infraestrutura e efetivo policial incrementado.
“Teremos uma segurança de 1º mundo. Estivemos reunidos durante dias com autoridades e especialistas em segurança pública, em Nova Iorque, no fim do ano passado. De lá para cá, aprendemos e desenvolvemos inúmeros projetos, os quais já começaram a ser desenvolvidos”, anunciou Pavan.
Ele reconheceu que o efetivo da Polícia Militar ainda é reduzido, no entanto, assegurou a convocação de novos PMs. “Além de mais policiais, novas viaturas, aeronaves e armas serão adquiridas ainda neste ano”, acrescentou Pavan.
O capitão da PM de Florianópolis, André Alves, explica que as previsões para melhoria na segurança pública estadual são muito positivas e vêm em boa hora. “Nos próximos meses já haverão resultados significativos”, prevê.
5º Batalhão de Polícia Militar
Recursos humanos
São 365 homens para realizar o policiamento ostensivo em Tubarão, Capivari de Baixo, Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio, Pedras Grandes, Braço do Norte, São Ludgero, Grão-Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, Gravatal, Armazém e São Martinho.
Armamento
Em relação a infraestrutura são centenas de coletes à prova de bala, pistolas, espingardas e fuzil automático, utilizado pelo Pelotão de Policiamento Tático (PPT). Recentemente, foram adquiridas algumas pistolas não letais (as teasers), um equipamento que emite um choque de pequena proporção e imobiliza o suspeito.
Veículos
Na abrangência do 5º BPM são mais cinco Santanas, quatro Corsas. Além desses, recentemente, foram adquiridas quatro Blazers, duas Paratis e dois Logans. Motos patrulha, veículos mais versáteis, que facilitam o acesso rápido à ocorrência, também são utilizadas na Amurel.
Fonte: Polícia Militar de Santa Catarina.