A Petrobras anunciou nesta sexta-feira(26) que ajustará os preços de querosene de aviação (QAV) com uma redução de 10,4% nos preços de venda para as distribuidoras, a partir do dia 1º de setembro. É a segunda queda seguida nos preços do QAV, que já havia sofrido redução de -2,6% no início de agosto. O QAV representa mais de um terço dos custos totais das companhias aéreas. Apesar da boa notícia, a redução ainda está longe de impactar diretamente os consumidores. Isso porque, segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), mostra que o combustível dos aviões acumula alta de 64,3% neste 2022.
A Petrobras comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras. Elas, por sua vez, transportam e comercializam o produto para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos ou para os revendedores. Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento. Vale destacar que o mercado brasileiro é aberto à livre concorrência e não existem restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtoras ou importadoras de QAV.
Fonte: Agência Brasil
Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul
