Início Geral Ração humana: O perigo de seguir a nova dieta

Ração humana: O perigo de seguir a nova dieta

Marina Alcântara*
Tubarão

Cada dia mais pessoas buscam o emagrecimento e uma vida saudável. Para conseguir resultados rápido, muitos apelam à internet para encontrar novidades que façam verdadeiros “milagres”. Mas nem tudo é tão fácil. A moda agora é a tal da ração humana, uma mistura de diversos ingredientes, como cereais integrais, ricos em fibras. O problema é que muitas pessoas comem só a ração. Não há complementação alimentar, o que pode gerar danos à saúde.

É justamente sobre isso o alerta da nutricionista Camila Machado, da Clínica Dr. Roger Augusto, em Tubarão. “O uso indiscriminado da ração, sem que a pessoa tome água junto, pode fazer o efeito contrário, ficam toxinas no corpo que podem prejudicar o intestino”, alerta Camila.

A nutricionista explica que, para cada organismo, é recomendada uma ração diferente, pois as necessidades de cada pessoa são diferentes. “Alguém com hipertensão, por exemplo, não deve ingerir o guaraná em pó que tem na receita divulgada na internet”, expõe.

Já quem tem diabetes ou precisa perder peso, não deve ingerir o açúcar mascavo. Claro que não existem apenas desvantagens. O uso da ração humana beneficia mulheres na menopausa, por causa da soja. Também ajuda o funcionamento do intestino, melhora cabelo, pele e unhas. Diminui o colesterol ruim e mantém a pessoa saciada por mais tempo.
“Ao ingerir duas colheres de sopa da ração por dia, junto com iogurte, leite e tomando bastante água, a pessoa irá conseguir benefícios”, recomenda a nutricionista.

* Especial ao Notisul.

Outras dicas

• Não se deve comprar a ração humana pronta, pois não se sabe como foi feita ou se perdeu nutrientes na fabricação.
• Antes de fazer qualquer dieta ou ingerir alimentos diferentes, o correto é procurar um médico ou nutricionista. Somente um profissional habilitado pode orientar quais os melhores caminhos para cada pessoa.

Serviço
A Clínica do Dr. Roger Augusto fica na rua José Evaristo Fogaça, 126, Vila Moema. O telefone é o 3632-3081.

Sair da versão mobile