Início Especial Radares não serão mais utilizados

Radares não serão mais utilizados

Radares móveis não serão mais utilizados pela guardas municipais  como há alguns anos.
Radares móveis não serão mais utilizados pela guardas municipais como há alguns anos.

Karen Novochadlo
Tubarão

A fiscalização eletrônica por meio de radares móveis não será mais feita em Tubarão. Há alguns anos, os equipamentos usados pela Guarda Municipal eram alugados. Além de dispensar um dinheiro considerável (cerca de R$ 8 mil por mês), eram aplicadas cerca de 200 multas por dia, em média.

A medida, ainda que necessária, fez com que a cidade levasse a fama de praticar a tal da ‘indústria da multa’. “É um gasto grande, que só gera reclamação e não tem o efeito que gostaríamos. Por isso não iremos mais alugar radares”, confirma o secretário de gestão da prefeitura, Estêner Soratto da Silva Júnior.

O foco do trabalho da Guarda Municipal agora, será o de conscientização dos motoristas. “Ao notificar, o guarda pode explicar ao motorista como poderia ter evitado a infração e passar orientações. Isto surte mais efeito do que simplesmente multar”, avalia o secretário de segurança e patrimônio, Carlos Eduardo Pereira de Bona Portão, o Preto.
Para ele, a fiscalização com radares móveis deve ser feita pela Polícia Militar. Além disso, frisa Preto, com a volta da Área Azul, a GMT estará mais voltada para a fiscalização das zonas de estacionamento. Até porque as notificações serão feitas exclusivamente pelos guardas.

Projeto de fiscalização engavetado

No ano passado, a prefeitura de Tubarão chegou a realizar um projeto, orçado em R$ 1 milhão, para a locação de equipamentos. O edital chegou a ser lançado, mas foi impugnado por apresentar irregularidades. A tendência é que não seja lançado outro edital, até porque o município não tem mais interesse neste tipo de fiscalização eletrônica.
O projeto previa a adequação de 20 lombadas eletrônicas nas principais avenidas da cidade. Os dois radares seriam locados para a Guarda Municipal. Os furões – uma espécie de câmera fotográfica acoplada ao semáforo -, também faziam parte do pacote.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile