Início Segurança ReabilitaCão será implantado no Presídio Masculino de Lages

ReabilitaCão será implantado no Presídio Masculino de Lages

FOTOS Divulgação Notisul

O programa ReabilitaCão, que une ressocialização de detentos com o cuidado de animais vítimas de maus-tratos, será implantado no Presídio Masculino de Lages. A expansão do projeto foi oficializada durante visita técnica da Secretaria de Justiça e Reintegração Social à cidade, com assinatura de convênio entre as autoridades locais. A ação amplia uma iniciativa já reconhecida em nível nacional e referência na Penitenciária Masculina de Itajaí.

Projeto une capacitação profissional, ressocialização e cuidado animal

O ReabilitaCão foi criado pela policial penal Bruna Longen e conta com apoio da Justiça Estadual e recursos da Justiça Federal. No programa, detentos selecionados por uma equipe multidisciplinar cuidam de cães resgatados de situações de maus-tratos. Eles recebem qualificação como auxiliares de veterinário e aprendem técnicas de banho e tosa, além de desenvolverem habilidades socioemocionais para a reintegração social.

  • Capacitação profissional: curso de auxiliar de veterinário e banho e tosa
  • Atenção à saúde mental: desenvolvimento de empatia e responsabilidade
  • Proteção animal: acolhimento e cuidado com cães vítimas de violência
  • Ressocialização: reintegração dos apenados por meio do trabalho com os animais

Autoridades destacam impacto positivo do programa

A assinatura do convênio contou com a presença da prefeita de Lages, Carmen Zanotto; da secretária de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva; e do diretor do presídio, Rodrigo Barroso. “É uma grande satisfação fazer parte desse momento. Acredito que esta será a segunda unidade prisional do Estado a implantar o ReabilitaCão, um programa que transforma vidas dentro e fora dos muros do sistema prisional”, destacou Danielle.

A implantação em Lages dá início à fase de planejamento, definição da estrutura e preparação para as obras que viabilizarão o início das atividades no município.

Iniciativa premiada é exemplo de política pública inovadora

Reconhecido por seu impacto social e ambiental, o ReabilitaCão foi vencedor do 27º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Bem-Estar Animal — maior distinção ambiental da região Sul, com quase 3 mil projetos inscritos. O projeto já despertou interesse de outras unidades prisionais, como São Pedro de Alcântara, e se consolida como política pública transformadora em Santa Catarina.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile