Início Segurança Governo vai instalar mais de 10 mil câmeras em todas as escolas...

Governo vai instalar mais de 10 mil câmeras em todas as escolas estaduais

FOTO Leo Munhoz GOVSC Divulgação Notisul

O Governo de Santa Catarina anunciou um amplo reforço na segurança das escolas com a instalação de mais de 10 mil câmeras de monitoramento e sensores de presença. A medida, divulgada nesta semana pelo governador Jorginho Mello (PL), será implantada em todas as 1.038 unidades da rede estadual e faz parte de um programa integrado de segurança pública e escolar.

Câmeras, sensores e botão do pânico farão parte do novo sistema

O plano de segurança prevê a instalação de câmeras de alta definição com inteligência artificial e sensores de presença para detectar ações suspeitas nas dependências escolares. As escolas também contarão com botão do pânico, garantindo resposta mais ágil em casos de emergência.

Além disso, o governo já mantém outras ações de segurança em curso, como:

  • Rede de Segurança Escolar da Polícia Militar
  • Programa Escola Mais Segura, com policiais nas unidades
  • Vigias terceirizados em escolas
  • Protocolo FEL (Fugir, Esconder, Lutar) e Protocolo Presente, desenvolvido pela Polícia Civil

Tecnologia permite reconhecimento de pessoas e objetos em tempo real

Segundo o secretário de Segurança Pública, Flávio Graff, as câmeras contarão com recursos avançados de inteligência artificial, como:

  • Detecção automática de humanos e veículos
  • Redução de falsos alertas com análise inteligente de comportamento
  • Reconhecimento de objetos específicos nas imagens, como mochilas e bicicletas
  • Visão noturna com LED infravermelho

A tecnologia já foi testada com sucesso em grandes eventos em Santa Catarina, como o Carnaval de Florianópolis e a Festa Nacional do Pinhão, em Lages, onde foram feitas prisões com auxílio das câmeras.

Segurança escolar será integrada à proteção das cidades

A proposta do governo é construir uma rede de proteção que vá além dos muros das escolas. Com o novo sistema de monitoramento, será possível identificar pessoas com mandados de prisão em aberto e mapear riscos em tempo real. A integração será feita entre a Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Científica.

“A escola precisa ser um espaço de respeito, acolhimento e segurança”, reforçou a secretária de Educação, Luciane Ceretta. Já o governador Jorginho Mello destacou: “Vamos chegar em todas as escolas. Os estudantes terão mais conforto e segurança com ar-condicionado e câmeras”.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile