Início Economia Receita Federal recebe mais de 2,2 milhões de declarações de IR em...

Receita Federal recebe mais de 2,2 milhões de declarações de IR em SC

FOTO Agência Brasil Reprodução Notisul

Até 30 de maio, a Receita Federal em Santa Catarina contabilizou 2.222.230 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2025. O prazo encerrou às 23h59, e a maioria dos contribuintes optou por modelos que facilitam o preenchimento. Quem perdeu o prazo pode sofrer multas e restrições no CPF.

Mais da metade terá imposto a restituir

Os dados da Receita Federal mostram que a maioria dos contribuintes catarinenses terá valores a receber. Veja o perfil das declarações enviadas:

  • 56,2% das declarações resultaram em imposto a restituir
  • 24,9% terão imposto a pagar
  • 19% ficaram sem imposto a pagar ou restituir
  • 56,3% utilizaram a declaração pré-preenchida
  • 62,1% optaram pelo modelo simplificado
  • 6,2% enviaram declarações retificadoras
  • Foram entregues 2.541 declarações de espólio e 470 de saída definitiva do país

Perfil dos declarantes: mais mulheres e idade média de 45 anos

O levantamento aponta que a idade média dos declarantes é de 45 anos. Além disso, 43,6% das declarações foram apresentadas por mulheres, demonstrando a participação expressiva do público feminino no cumprimento da obrigação fiscal.

Multa por atraso pode chegar a 20% do imposto devido

Quem não entregou a declaração no prazo está sujeito a multa. A Receita Federal orienta sobre as penalidades:

  • Se houver imposto devido: multa de 1% ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto.
  • Se não houver imposto devido: multa fixa de R$ 165,74.

Além da multa, o CPF do contribuinte fica “pendente de regularização”, o que pode gerar restrições na vida civil, como dificuldades para obter crédito. A Receita também pode aplicar um Auto de Infração, cobrando o imposto devido, com acréscimos de multa e juros.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile