Uma jovem de 22 anos e seu bebê prematuro foram resgatados na tarde desta segunda-feira (7) em Siderópolis, após a gestante entrar em trabalho de parto precoce. A operação mobilizou equipes do SAER da Polícia Civil e do serviço aeromédico do SAMU. Ambos foram encaminhados ao Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma.
Por volta das 13h, a aeronave da Polícia Civil foi acionada pela Central de Regulação de Urgência do SAMU para apoio à Unidade de Suporte Básico (USB) que prestava atendimento à paciente no domicílio. A mulher, grávida de 22 semanas, apresentou fortes cólicas e entrou em trabalho de parto.
Bebê nasceu com desconforto respiratório e precisou de reanimação
O bebê nasceu vivo, mas com sinais de desconforto respiratório. A equipe aeromédica realizou intubação orotraqueal no recém-nascido ainda no local. Pouco tempo depois, o bebê sofreu parada cardiorrespiratória e foi submetido a manobras de reanimação.
Após estabilização inicial, o recém-nascido foi transportado na aeronave até o Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma. A mãe foi encaminhada ao mesmo hospital por uma equipe terrestre do SAMU.
Estado de saúde está sob acompanhamento médico
Até o momento, mãe e filho seguem internados sob cuidados da equipe médica do hospital. Não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde atualizado de ambos.
A operação de resgate foi realizada pelos seguintes profissionais:
-
OSM Médica Mariane
-
OSM Enfermeiro Magdiel
-
Comandante Marco
-
Copiloto Almeida
-
Operador Aerotático Douglas
A ação rápida e coordenada entre os serviços de emergência terrestre e aéreo foi fundamental para garantir o suporte à vida da mãe e do bebê, diante da gravidade da situação.