Tubarão
O quarto mutirão de limpeza das margens do Rio Tubarão ocorrerá amanhã e será promovido pela Fundação Municipal de Meio Ambiente. A iniciativa começa às 8h, no deck do parque linear, ao lado das pontes Nereu Ramos e Heriberto Hülse (Centro), e seguirá pelas duas margens até a Ponte Manoel Alves dos Santos (Morrotes).
Nos três mutirões realizados no ano passado, servidores da prefeitura e voluntários recolheram cerca de dez toneladas de lixo. Além de promover a limpeza do maior cartão-postal da cidade, a açao tem o intuito de passar uma mensagem de conscientização à população.
“É preciso que as pessoas evitem descartar lixo no rio. Quem ver alguém fazendo isso pode denunciar, chame as autoridades. Temos que criar essa consciência ambiental para que o Rio Tubarão volte a ser observado com orgulho pelos tubaronenses”, destaca o diretor-presidente da Funat, Júlio César Ângelo Rodrigues.
Participam deste mutirão integrantes do gabinete do prefeito e secretários, além de vereadores convidados, adolescentes do grupo de Protetores Ambientais Mirins, soldados da 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria do Exército, em Tubarão, e acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Unisul.
Para o prefeito Joares Ponticelli, esta nova ação ecológica reforça a importância da busca de uma solução para o problema que já é bem visível até entre crianças de séries iniciais do Ensino Fundamental. “Recentemente, visitei uma escola para conversar com as crianças e também recebi a visita de alunos da mesma idade na prefeitura e, nas duas ocasiões, fui perguntado por que o Rio Tubarão é tão cheio de lixo e a água de cor muito verde. Nosso rio está em uma situação complicada que chama a atenção até de crianças. Faremos mais um mutirão de limpeza, mas precisamos que a população nos ajude nessa constante luta. A maioria precisa fiscalizar e denunciar a minoria que não respeita o mais belo cartão-postal do município”, conclui o prefeito.
