Início Especial Saldo positivo: Consumidor consciente

Saldo positivo: Consumidor consciente

Tatiana Stock
Tubarão

A crise econômica internacional, o excesso de chuvas e, principalmente, a mobilização realizada em torno da nova gripe, contribuíram para o oitavo mês consecutivo de retração do comércio catarinense. Mesmo com todos esses agravantes, Tubarão mantém-se com 1% acima da média de vendas alcançada no ano passado e já retornou à normalidade no quesito economia.

O varejo catarinense está negativo, as intenções de compra a prazo reduziram 6,76% em relação aos primeiros oito meses de 2008, segundo o balanço do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/SC). Tubarão não faz parte desse panorama, e tem aumento gradativo em relação a 2008. Sobre as datas comemorativas, 2009 tem superado de 1,5% a 4% as vendas do último ano, com ênfase em compras à vista, informa o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão, Walmor Jung Júnior.

De acordo com o presidente, a queda sofrida pelo comércio durante o decreto em virtude da nova gripe deu-se porque toda a região, por precaução, deixou de comprar aqui. “A maior parte dos consumidores que compram aqui é de fora, cerca de 55%”, justifica Walmor.

Tubarão é 10
“O projeto Tubarão é 10 foi resultado do que plantamos. Trouxe saldo positivo à cidade e mostrou que estamos prontos para atender toda a região”, enfatiza o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão, Walmor Jung Júnior.

Inadimplência

O número de consumidores inadimplentes diminui no estado. O comércio catarinense recuperou mais de r$ 34 milhões, equivalente a R$,30% das dívidas do último mês, de acordo com o balanço mensal do SPC/SC.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão, Walmor Jung Júnior, considera que o consumidor tem se mostrado mais consciente e atento aos seus compromissos. “As pessoas estão mais cautelosas. Percebemos que houve uma diminuição nas vendas por impulso, talvez seja reflexo da preocupação com a crise”, reflete Walmor.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile