Itapema
Num canto da praia, de frente para o mar e às margens do Rio Perequê, em Itapema, no Litoral Norte. Neste local fica um santuário que atrai a atenção de moradores e turistas. Um lugar onde as pessoas param para refletir, para oferecer e pedir.
“Chegamos até aqui, no final praticamente da caminhada, e encontramos aqui a Nossa Senhora. E agora a gente vem aqui todos os dias para agradecer”, disse o turista Airton Marquese, do Rio Grande do Sul.
O santuário começou a se formar há cinco anos, como uma forma de agradecimento de uma mãe cujo filho de salvou de um afogando no mar. Ela viu o afogamento da criança e pediu intervenção divina.
“Como mãe, a gente sabe que dá tudo pelos filhos, então acredito que foi uma história emocionante mesmo”, disse a turista Fabiana Marquese, que veio do Rio Grande do Sul.
Várias pessoas também tiveram a mesma iniciativa daquela mãe e hoje a Nossa Senhora de Navegantes está acompanhada de outras imagens de santos. Os fieis acendem velas, colocam flores e tocam as imagens. O movimento é constante.
“Milhares de pessoas que vêm e ficou como um costume, como uma prática. Eles vêm caminhar, algumas pessoas vêm diretamente aqui, rezam, e vão fazer seus afazeres”, disse Paulo Nascimento, chefe do Departamento de Cultura do município.