FOTOS Jonatã Rocha / SECOM Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 4 minutos
O Governo de Santa Catarina apresentou, nesta quinta-feira (11), a nova identidade visual do Sapiens Parque, em Florianópolis. O ato simboliza uma nova fase de evolução e amadurecimento de um dos principais polos de inovação do Estado e integra as comemorações pelos 23 anos do empreendimento. A cerimônia contou com a presença do governador Jorginho Mello e incluiu o anúncio de novos projetos, parcerias estratégicas e a chegada de empresas que devem impulsionar o desenvolvimento tecnológico na região Norte da Ilha.
Durante o evento, o governador destacou que o Sapiens Parque passa por um momento de expansão, modernização e fortalecimento como ambiente de inovação, sustentabilidade e formação de talentos.
“O Sapiens é hoje um território de inovação que conecta universidade, empresas, governo e comunidade. Estamos preparando o parque para os próximos 20 anos, com novas empresas, infraestrutura, pesquisa e oportunidades, e tudo isso vai convergir para uma Santa Catarina ainda mais inovadora”, afirmou Jorginho Mello.
Polo de inovação entra em nova fase de desenvolvimento
O diretor-presidente do Sapiens Parque, Eduardo Vieira, ressaltou que a nova identidade visual representa a maturidade do empreendimento como distrito de inovação. Segundo ele, o espaço é voltado para pessoas de diferentes perfis, desde empreendedores e estudantes até pesquisadores e entusiastas da área tecnológica.
“Este momento reflete a maturidade do Sapiens como um verdadeiro distrito de inovação. Com a chegada de empresas de referência nacional e internacional e o fortalecimento das parcerias com universidades, estamos consolidando um ambiente único de desenvolvimento e oportunidades para Florianópolis e para Santa Catarina”, declarou.
O evento também marcou a formalização de novas parcerias com empresas, instituições de ensino e órgãos públicos, ampliando a integração entre inovação, educação, serviços e sustentabilidade.
Novos contratos, empresas e projetos anunciados
Entre os principais anúncios está a formalização do contrato com o Grupo Angeloni, que adquiriu áreas no Sapiens Parque para a implantação de uma unidade comercial estratégica. A iniciativa busca ampliar a oferta de serviços essenciais e reforçar o conceito de cidade inteligente.
Outro destaque foi a assinatura de contrato com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para a instalação de laboratórios de pesquisa e salas de aula no Casarão do Sapiens Parque. Além disso, a universidade recebeu a concessão dos lotes 160 e 162 para a construção de um novo campus universitário dentro do complexo.
A Nanovetores Tecnologia S.A., referência internacional em nanotecnologia, também firmou contrato para construir sua sede no Sapiens Parque, fortalecendo a vocação do local para pesquisa avançada. Já a LatinLED anunciou a implantação de um empreendimento que integra ambiente empresarial e área de serviços, com foco em inovação e sustentabilidade.
Casa do Empreendedor e parceria com a Casan
Outro projeto apresentado foi a Casa do Empreendedor, que funcionará como um espaço de atendimento e suporte a empreendedores, oferecendo serviços administrativos, treinamentos e eventos. A estrutura será instalada no InPETU HUB e deve beneficiar empreendedores do Norte da Ilha e do ecossistema de inovação.
Também foi assinado um acordo de cooperação com a Casan para integrar o sistema de esgotamento sanitário do Sapiens Parque à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Canasvieiras. O termo prevê ainda a destinação de área para estudos e testes de tecnologias voltadas ao saneamento, reforçando o compromisso ambiental do parque.
