Priscila Alano
Tubarão
Rosângela Maria Gomes Silveira, moradora do bairro Oficinas, em Tubarão, é doente crônica e tentou tomar a vacina contra a gripe comum, mas não conseguiu. Ela tem psoríase e artrite psoriásica. Rosângela ingere uma série de medicações por dia por causa do seu tratamento. Os remédios reduzem a sua imunidade e ela teve uma pneumonia e derrame pleural, no início deste ano. A dona de casa ficou internada 30 dias no Hospital Nossa Senhora da Conceição.
Rosângela tem todos os exames que comprovam os seus problemas de saúde, além de receber, da própria prefeitura, parte da medicação que usa em seu tratamento. “Preciso tomar a vacina contra a gripe comum, é uma recomendação médica. Exames comprovam que estou com a imunidade baixa. Não quero ser internada novamente. Estou preocupada com a minha saúde”, desabafa. Nas campanhas anteriores de vacinação da gripe sazonal, que tem como público-alvo os idosos, a paciente foi autorizada a receber a dose e já recebeu a vacina da H1N1. Ela procurou a secretaria de saúde e apresentou os laudos médicos.
Idosos são prioridade
A enfermeira Sandra Regina Alves da Silva, da 20ª regional de saúde, explica que Rosângela Maria Gomes Silveira terá de esperar o encerramento da campanha dos idosos e as orientações do Ministério da Saúde. “Recebemos apenas 80% das doses da meta para a região. O ministério não repassou nenhuma informação, se pacientes de outros grupos de riscos vão poder receber a dose, como ocorreu nas campanhas anteriores”, explica Sandra.
O secretário de saúde da prefeitura de Tubarão, Roger Augusto Vieira e Souza, garante que a paciente poder receberá a vacina contra a gripe. “Conhecemos o caso da Rosângela. Vamos seguir as orientações do Ministério da Saúde. A prioridade é a vacinação dos idosos”, enfatiza. O secretário lembra que Tubarão é o município do estado que atingiu a maior cobertura em todas as etapas de campanha da imunização contra a gripe A.
Última etapa inicia segunda
A última etapa da campanha de vacinação contra a gripe A, que tem como grupo prioritário pessoas de 30 a 39 anos, inicia na próxima segunda-feira. Nesta mesma data, também começará a ser aplicada a segunda dose para as crianças maiores de seis meses e menores de 2 anos. A 20ª regional de saúde em Tubarão recebeu ontem as doses da H1N1 para aplicar nesta última fase de imunização. A campanha dos idosos encerra amanhã.
