O início da semana terá aumento de nuvens com pancadas de chuva persistente e volumosa em Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil do Estado, a condição decorre de uma instabilidade atmosférica e deve persistir até a terça-feira (13). Há risco de temporais isolados, principalmente na região Oeste.
Ainda segundo a Defesa Civil, os volumes de chuvas ficam entre 40 e 100 mm nas áreas do Oeste, Meio-Oeste, Planaltos, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. O acúmulo de chuva pode superar esses valores em alguns municípios. Além de risco de temporais isolados, o órgão destaca que há possibilidade de alagamentos e deslizamentos provocados pela chuva volumosa.
Já o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou aviso, na tarde deste domingo, de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. A previsão é válida até às 10h da segunda-feira.
Na terça-feira (13) a formação de uma área de baixa pressão no oceano, próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catrina, e de uma frente fria, deixará o dia com muitas nuvens, chuva volumosa de moderada a forte intensidade, e com trovoadas no Norte do Estado. Haverá pancadas de chuva isolada nas demais áreas.
O risco é moderado para alagamentos e deslizamentos. Amanhecer com temperaturas mínimas perto de 9°C na Serra e de 11°C a 16°C em grande parte do Estado. À tarde, máximas de 26°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale, Extremo-Oeste e de 19°C a 23°C nas demais regiões.
Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul
Fonte: ND+
