Início Geral Segurança pública: Vale reivindica policiamento

Segurança pública: Vale reivindica policiamento

Wagner da Silva
Braço do Norte

Durante as cerimônias de entrega de viaturas em vários municípios do Vale e as inaugurações de novas estruturas às polícias Civil e Militar de Braço do Norte, o secretário estadual de segurança pública, Ronaldo Benedet, foi sabatinado sobre o aumento do efetivo na região. A câmara de vereadores de São Ludgero, inclusive, entregou um ofício ontem pede maior número de policias nas ruas.

No documento, entregue pelo presidente do legislativo, Edemilson Daufembach (DEM), constava até mesmo o nome de polícias interessados em serem transferidos para atuar em São Ludgero. A maior reclamação da população, explicou o vereador ao secretário, é quanto ao contingente muito pequeno de policias.

Na tentativa de suprir esta falta, uma secretária eletrônica foi instalada no Destacamento da PM com o objetivo de emitir uma mensagem com o número do celular dos policiais em ronda ou na Central de Braço do Norte. Porém, explanou o vereador Volnei Weber, o sistema é precário.

Atualmente, o grupo sob as ordens da comandante do destacamento, sargento Maristelma Fornazza, é formado por oito policiais. “São dois policiais por serviço em cada escala. Durante o dia, ajudo no expediente. Mesmo com pouco pessoal, o roteiro de rondas e demais serviços é feito. Mas é claro que um reforço seria muito bom”, aponta.

Elevação da 3ª Cia pode ser a solução

A falta de efetivo em São Ludgero e outras cidades do Vale já foi apontada em uma audiência pública ocorrida em 2008. Na época, o secretário estadual de segurança pública, Ronaldo Benedet, determinou a transferência de soldados para São Ludgero, o que não ocorreu. Agora, com a elevação da 3ª Companhia de Polícia Militar de Braço do Norte para Guarnição Especial (GE), é possível que esta carência finalmente seja suprida. A elevação da companhia, responsável pela coordenação dos trabalhos em oito municípios, refletirá no aumento de oficiais e soldados para a região.

“Com a elevação da companhia, tudo fica mais fácil. Agora, nos editais para concursos públicos terá que constar vagas à região, e isto facilita o processo para incrementar o efetivo”, enfatiza o Benedet. O secretário anunciou ainda que estuda a possibilidade de enviar dez novos policiais em breve para a GE. “Com a nova academia em formação, vamos ver o que conseguimos”, acrescentou.

Sair da versão mobile