Início Especial Semáforos serão substituídos

Semáforos serão substituídos

Semáforos em Tubarão estão velhos e ultrapassados. Em alguns são utilizadas lâmpadas incandescentes.
Semáforos em Tubarão estão velhos e ultrapassados. Em alguns são utilizadas lâmpadas incandescentes.

Karen Novochadlo
Laguna

Aproximadamente 80% dos semáforos da Cidade Azul serão trocados nos próximos meses. A prefeitura deverá abrir nos próximos dias uma licitação para a aquisição dos equipamentos. No momento, o prefeito Manoel Bertoncini (PSDB) decide os valores do investimento e a quantidade a ser adquirida.

De acordo com o secretário de segurança e trânsito, Carlos Eduardo Pereira de Bona Portão, o Preto, serão um pouco mais de 30 sinaleiras. “Será um equipamento mais moderno e proporcionará mais segurança aos motoristas e pedestres”, revela o secretário. Cada conjunto terá seis lâmpadas e mostrará a contagem regressiva para a mudança de cor. Serão trocadas todas as sinaleiras do Centro e de alguns bairros.
Os novos equipamentos também permitirão, no futuro, a instalação de radares nos semáforos. Claro que para a manutenção deste serviço será necessária a contratação de uma empresa, o que ainda não está nos planos da prefeitura. A aparelhagem permitirá uma melhor sincronia do tempo.

Uma das vantagens das novas sinaleiras é o fato de estragarem menos. Para a gerente da Sinalsull, empresa responsável pela manutenção dos semáforos, Rita de Cássia da Silva, esta medida beneficiará em muito os pedestres.
“Vamos continuar a realizar a manutenção preventiva normalmente. Mas, hoje, às vezes, ocorre do semáforo quebrar em horários de pico”, explica Rita. Todos os dias, por voltas das 6 horas, uma equipe técnica faz a manutenção dos equipamentos, e se necessário à troca de lâmpadas.

Ruas são demarcadas

Algumas ruas de Tubarão, como a avenida Rodovalho (da Caixa Econômica Federal margem direita), começaram a ser demarcadas para o funcionamento da Área Azul. O estacionamento rotativo operará integralmente em outubro, mas, em algumas partes da cidade, já começam a funcionar a partir do próximo mês. O consórcio Extran gerenciará o sistema.
A nova Área Azul promete ser arrojada e utilizar a tecnologia a seu favor. Como o Notisul já havia antecipado, funcionará por meio de parquímetros, como um sistema de cartão pré-pago. O consumidor pagará apenas pelo tempo que permanecer no local. Quem estacionar sem pagar a taxa será multado pela Guarda Municipal.

Conforme o contrato firmado com a prefeitura, haverá um guarda para monitorar até 150 vagas de estacionamento. Hoje, 1.084 estão espalhadas pelo Centro.
Cada cartão custará R$ 3,50. Todos os usuários serão obrigados a adquirir o cartão em um dos 200 pontos de venda espalhados por Tubarão ou com os monitores, que, além de fazerem a recarga, também venderão créditos. A recarga do cartão também poderá ser feita pela internet, no site www.estacionamentofacil.com. No futuro, também será feita via telefone.

Sair da versão mobile