FOTO MPSC Divulgação Notisul
A Semana Estadual de Combate à Corrupção começou nesta segunda-feira (25), no auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), em Florianópolis. A iniciativa, que segue até quinta-feira (28), é promovida em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) por meio do programa Educando Cidadãos e tem como premissa básica o uso da educação como ferramenta de transformação social.
Educação e participação cidadã no centro do debate
O evento reuniu autoridades, representantes de instituições e estudantes para debater o papel da educação na formação de cidadãos conscientes e engajados no combate à corrupção.
O programa Educando Cidadãos, que conta com mais de 60 parceiros entre órgãos públicos, sociedade civil e empresas privadas, foi destaque na abertura. Durante a solenidade, também foram realizadas homenagens a personalidades que contribuíram com ações voltadas à integridade pública e à cidadania.
Homenagens e falas que marcaram a abertura
Na abertura, receberam a placa de Amigo do Educando Cidadãos o diretor-presidente do Instituto Innovare, Sérgio Renault, o executivo Sérgio Morem Cóssio e o empreendedor Rubens Ricardo Franz.
Autoridades como o desembargador Ricardo Roesler, a controladora-geral adjunta da ALESC Juliana Cristina Cruz e a coordenadora externa do programa, Verônica Rodrigues Pacheco, ressaltaram a importância do engajamento coletivo.
O promotor de Justiça Marco Aurélio Morosini representou o MPSC e reforçou o compromisso da instituição com o enfrentamento à corrupção por meio da educação de crianças e adolescentes.
Programação segue até quinta-feira
A programação oficial inclui palestras, debates e atividades voltadas para a conscientização e mobilização social:
-
26 de agosto (terça-feira), 17h às 19h: palestra do professor Clóvis de Barros Filho e entrega do título de “Amigo do Educando Cidadãos” à procuradora-geral de Justiça do MPSC, Vanessa Wendhausen Cavallazzi.
-
27 de agosto (quarta-feira), 14h às 17h: painel Educando Cidadãos: Criando Cidadanias, com participação de Alberto Bial, Júlia Flores Schütt e Stefano Garcia da Silveira, mediado por Verônica Rodrigues Pacheco.
-
28 de agosto (quinta-feira), 14h às 18h: Feira da Rede de Controle, na ALESC, com participação de órgãos parceiros.
Um movimento coletivo contra a corrupção
Instituída pela Lei Estadual nº 19.050/2024, a Semana Estadual de Combate à Corrupção prevê que instituições públicas e privadas promovam ações conjuntas, aproximando o poder público da sociedade e incentivando a cidadania ativa.
Segundo os organizadores, o evento busca despertar a consciência crítica, especialmente das novas gerações, para que se tornem cidadãos ativos na construção de um Estado mais íntegro e responsável.