Início Geral Seminário: Prevenção a cheias em pauta hoje

Seminário: Prevenção a cheias em pauta hoje

Tubarão

Há 36 anos, o município de Tubarão quase foi varrido do mapa catarinense. A enchente de 1974 é considera um dos maiores fenômenos do gênero do país e até hoje é lembrada com tristeza por aqueles que sobreviveram a momentos de verdadeiro horror.

Três décadas depois, muita coisa mudou, mas a iminente possibilidade da ocorrência de uma nova catástrofe é motivo de preocupação. E justamente para pontuar ações que podem ser desenvolvidas para evitar uma nova tragédia, ocorrerá amanhã a segunda edição do seminário que lembra a enchente de 74.
Intitulado de “36 Anos da Enchente de 74 – Memória, Prevenção e Reação Eficiente”, o evento inicia às 14 horas, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Diversas palestras serão ministradas.

Todas abordarão temas relevantes às questões preventivas, principalmente. “A intenção é lembrar os aspectos que desencadearam a inundação de 74, para que possamos tomar as medidas para evitar um novo desastre”, resume um dos idealizadores do evento, professor Maurício da Silva.

Programação
14 horas – Formação da mesa.
14h25min – Relato do piloto Luiz Clóvis Pozza, que participou ativamente do socorro às vítimas da catástrofe de 74, com complementos do padre Raimundo Ghizzoni.
15 horas – Um minuto de silêncio em memória às vítimas da inundação.
15h01min – Marcas que permanecem e monumentos alusivos a tragédia.
15h05min – Relato das conferências municipais, estaduais e nacionais sobre Defesa Civil; apresentação do projeto Defesa Civil na Escola faz a Diferença; campanha ao Haiti; explanação sobre a estrutura da Defesa Civil de Tubarão.
15h30min – Explanação do projeto de redragagem do Rio Tubarão.
15h50min – Explanação dos trabalhos do núcleo de pesquisas da Unisul sobre desastres naturais.
16h20min – Encaminhamento de documento à promotoria de justiça, a fim de solicitar a formalização de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), com o objetivo de contribuir na conter a ocupação irregular.
16h30min – Explanação sobre o monitoramento do Rio Tubarão.
17 horas – Debates, encaminhamentos e encerramento.

Sair da versão mobile