Priscila Alano
Tubarão
Hoje é lembrado o Dia Mundial de Combate a Tuberculose. Apesar de existir cura, a enfermidade pode levar a morte. E isso ainda ocorre nos dias atuais. No ano passado, em Tubarão, quatro pessoas faleceram por conta da tuberculose ou em função da doença. Na região de abrangência da 20ª regional em Tubarão foram registrados 58 novos casos em 2009. Na 19ª regional em Laguna 86 adoeceram. O ano passado fechou com 144 casos confirmados.
Apesar dos números parecerem altos, o estado tem uma das mais baixas taxas de incidência de tuberculose no país: são 28 novos casos e uma morte a cada 100 mil habitantes. No Brasil são 80 mil novos registros por ano. Entre quatro a cinco mil mortes.
A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa causada pelo microorganismo Bacilo de Koch. É transmitida por meio da tosse, da fala e do espirro. O diagnóstico é simples e o tratamento adequado garante a cura.
“O tratamento é de seis meses. Antes o paciente deveria ingerir seis comprimidos ao dia, com o novo tratamento é preciso tomar apenas dois comprimidos ao dia, além de fazer o monitoramento do escarro”, incentiva a responsável pela vigilância epidemiológica na 19ª regional de saúde em Laguna, enfermeira Rachel Copetti Veras.
Atenção aos sintomas
Por ano, são registrados 1,7 mil novos casos de tuberculose em Santa Catarina. Deste total de pacientes, 70% têm de 20 a 50 anos e 66% são homens. O mais importante é ficar atento aos sintomas e procurar um posto de saúde para um exame. Tanto o diagnóstico quanto o tratamento é gratuito.
Sintomas
Tosse com escarro por mais de três semanas, falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suores noturnos, cansaço fácil e febre baixa no fim da tarde.