Início Geral Sensores começam a ser implantados

Sensores começam a ser implantados

A instalação dos sensores é feita por profissionais da Extran sempre após as 18 horas, quando o comércio fecha. O trabalho deve ser finalizado ainda nesta semana
A instalação dos sensores é feita por profissionais da Extran sempre após as 18 horas, quando o comércio fecha. O trabalho deve ser finalizado ainda nesta semana

 

Tubarão
 
A empresa Extran, responsável pela implantação e gestão do sistema de estacionamento rotativo em Tubarão, iniciou nesta semana a instalação dos sensores de presença nas 1.064 vagas a serem abertas nas principais ruas do centro da cidade. Os equipamentos só puderam ser colocados agora em virtude do grande movimento registrado no comércio, durante o período que antecedeu o Natal.
 
“Preferimos aguardar um pouco mais para dar continuidade ao processo de implantação para não prejudicar os consumidores”, ressalta o engenheiro Sérgio Diniz, proprietário da empresa Tetran, que integra o consórcio vencedor da licitação da nova Área Azul.
 
Mesmo com o movimento bem menor no centro da cidade, Diniz salienta que os funcionários têm dificuldade para instalar o equipamento. “Reservamos o local com cones, mas muitos motoristas retiram a sinalização e estacionam na vaga. Isto atrasa o nosso trabalho”, lamenta o engenheiro.
 
Para evitar o impasse, a Extran e a prefeitura decidiram que os sensores serão instalados sempre após as 18 horas, quando o comércio fecha. Depois da implantação dos sensores de presença, que deve ser concluída ainda nesta semana, inicia a colocação dos Mux, aparelhos que enviam o sinal à central.
 
A expectativa, conforme o Notisul já antecipou este mês, é que o primeiro setor da nova Área Azul (trecho entre o Art Hotel e o Calçadão, na avenida Marcolino Martins Cabral, parte da avenida Marechal Deodoro e da Lauro Müller) esteja em operação em janeiro.
 
Adaptação
Enquanto a implantação do sistema de estacionamento rotativo de Tubarão é finalizada, os 22 monitores treinados pela Extran já circulam pelos pontos onde haverá a Área Azul, no centro da cidade. Eles aproveitam para entregar panfletos com informações sobre o novo sistema. Ainda nesta semana, a Extran faz a seleção de outros dez monitores.
 
Estes profissionais não terão como função autuar os motoristas infratores. O trabalho deles, essencial neste primeiro momento, é orientar as pessoas, explicar as regras e o funcionamento do equipamento. A Área Azul abrangerá 1.064 vagas de estacionamento no centro da cidade. Deste total, 730 são para automóveis, 18 para carga e descarga e 316 para motocicletas. O sistema funcionará das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8 horas ao meio-dia aos sábados.
 
A reativação da Área Azul ocorrerá por setores. O primeiro compreende um trecho da avenida Marcolino Martins Cabral, entre o Art Hotel e o Calçadão, parte da avenida Marechal Deodoro e da Lauro Müller, e a rua Coronel Collaço (morro da Catedral). O outro setor ficará entre o Calçadão e o Colégio São José, na avenida Marcolino, na rua Lauro Müller e avenida Rodovalho. O último será na Marcolino, do Hospital Nossa Senhora da Conceição até o Posto Canário
 
Custo
Os cartões serão vendidos por R$ 3,50, com um bônus de duas horas de estacionamento. Esta promoção será válida somente para os dois primeiros meses. Depois, o bônus será de 30 minutos. Cada hora de uso da vaga custará R$ 1,25.
Sair da versão mobile