Capivari de Baixo
O programa cultural Aldeia Palco Giratório, no Parque Ambiental Tractebel, em Capivari de Baixo, inicia neste domingo e prossegue até o próximo dia 29. É organizado pelo Sesc de Tubarão. A entrada é franca.
A ação ocorre em 40 cidades do país. São mostras locais de arte e cultura visitadas por espetáculos que compõem a circulação nacional do Palco Giratório – Rede Sesc de Intercâmbio e Difusão das Artes Cênicas, projeto que está em sua 19ª edição, consolidado no cenário cultural brasileiro. O foco é promover e incentivar as manifestações artísticas das regiões e promover intercâmbio entre artistas e cultura, além de fomentar a troca de experiências.
As apresentações ocorrem sempre às 20 horas. A abertura terá o espetáculo Flor de Macambira, do Coletivo Teatral Ser Tão Teatro, de João Pessoa (PB). A montagem apresenta uma festa popular com música, comicidade, cor e teatralidade que conta a história da jovem Catarina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para salvar-se e o seu amado, mergulha nas profundezas de sua alma. Tipos do cotidiano brasileiro como o coronel sanguinário, o padre mercantilista, o bicheiro corrupto, e o triunvirato do capitalismo: o economista ilusionista, o banqueiro especulador e o marqueteiro enganador serão apresentados, quadro a quadro.
Na segunda-feira, Alyson Oliveira, junto ao seu inseparável violão, relata o cotidiano urbano, por meio de poesia. Rafael Calegari e Cristiano Fortes, da Brass Groove Brasil, um dos grupos de música instrumental mais representativos do estado, realizam WorkShow de Bateria e Contrabaixo na terça. Na próxima quinta, o cantor e compositor paulistano Márcio Lugó apresentará o álbum Liberdade Aparente, apontado entre as 100 melhores da música brasileira em 2013.