FOTO Divulgação, Notisul
⏱ Tempo de leitura: 3 minutos
Com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e Região (Sintiacr) promoveu neste sábado (25) o 10º Seminário para Mulheres, reunindo 130 trabalhadoras na sede do sindicato, em Forquilhinha. O evento gratuito marcou o Outubro Rosa com uma abordagem voltada à saúde mental e emocional da mulher.
Debate sobre saúde integral e riscos psicossociais
A palestra foi conduzida pela socióloga Jaqueline Leite, especialista há mais de 30 anos em temas como tráfico internacional de mulheres, migração e violência de gênero. Durante a exposição, ela destacou a importância de reconhecer os impactos do estresse e da depressão como parte da saúde integral da mulher, enfatizando o papel das empresas na prevenção.
“A Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) foi atualizada recentemente para incluir os riscos psicossociais, como o estresse e o assédio, reforçando o dever das empresas em garantir ambientes de trabalho mais saudáveis”, explicou Jaqueline.
Além da palestra, o encontro incluiu dinâmicas de integração e um espaço de escuta coletiva, estimulando a troca de experiências entre as participantes.
Valorização e acolhimento
O evento reforçou a proposta do Outubro Rosa de cuidar não apenas da saúde física, mas também da mente e das emoções. Ao final, as participantes foram recepcionadas com um café colonial, encerrando o seminário em clima de confraternização e apoio mútuo.
O Sintiacr realiza o encontro anualmente como parte das ações voltadas à saúde, valorização e bem-estar das trabalhadoras da categoria.
