Início Economia Sul de SC vira rota estratégica para escoamento de cargas no Brasil

Sul de SC vira rota estratégica para escoamento de cargas no Brasil

FOTO SCPAR Porto Imbituba Divulgação Notisul

Com obras em rodovias, ferrovias e no Porto de Imbituba, Sul catarinense atrai novos investimentos e se destaca no cenário logístico nacional.

Região investe pesado em infraestrutura e projeta crescimento até 2030

O Sul de Santa Catarina está se consolidando como uma nova potência logística no Brasil. A região vive um momento de transformação com grandes investimentos em infraestrutura rodoviária, ferroviária e portuária. A modernização do Porto de Imbituba, a expansão da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e a conclusão da BR-285, que ligará Bom Jesus (RS) a Timbé do Sul (SC), são os pilares desse avanço. Até 2030, o Porto de Imbituba deve receber mais de R$ 1 bilhão em investimentos, tornando-se uma alternativa competitiva aos tradicionais corredores de exportação do país.

Porto de Imbituba vira canteiro de obras e bate recordes de operação

A modernização do Porto de Imbituba está em ritmo acelerado. Diversas obras estruturais estão em andamento:

  • Recuperação, reforço e ampliação do Cais 3
  • Dragagem e derrocagem do Cais 1 (em fase inicial)
  • Construção do dolfim do Cais 2
  • Ampliação da linha de atracação para receber navios maiores

Essas melhorias já mostram resultados. O porto bateu recorde histórico ao movimentar mais de 8 milhões de toneladas recentemente, segundo o diretor-presidente Christiano Lopes. O objetivo agora é preparar o terminal para o futuro, com mais segurança, eficiência e modernidade.

BR-285 e Serra da Rocinha vão encurtar distâncias e cortar custos

Com apenas sete quilômetros restantes para a conclusão da BR-285, a ligação entre Bom Jesus (RS) e São José dos Ausentes (RS) está prestes a se tornar realidade. Com a pavimentação da Serra da Rocinha, o trajeto até o Porto de Imbituba se tornará cerca de 100 km mais curto em relação ao Porto de Rio Grande para cidades como Passo Fundo (RS). A nova rota é vista como estratégica para o escoamento da produção gaúcha.

Ferrovia Tereza Cristina se moderniza e amplia capacidade de transporte

Além do porto e das rodovias, a Ferrovia Tereza Cristina passa por ampliação e modernização. A malha ferroviária é essencial para o transporte de produtos cerâmicos, agrícolas e hulha betuminosa no Sul de SC. O diretor-presidente da FTC, Benony Schmitz, afirma que a ferrovia está se tornando um eixo logístico crucial na região.

Sul catarinense se fortalece como alternativa aos grandes corredores de exportação

A integração entre rodovias, ferrovia e porto tem ampliado a participação de cargas como arroz, sal, cerâmica e carvão na matriz logística da região. O secretário Beto Martins destaca a importância estratégica dessa transformação: “Estamos conectando oportunidades, reduzindo custos e fortalecendo nossa presença no mercado nacional e internacional”.

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