Tubarão
Mais uma vez, a região ganha destaque em serviços para tratamento de problemas cardíacos. O Hospital Socimed, de Tubarão, é um dos dois hospitais em Santa Catarina a contar com a Tomografia de Coerência Óptica, implantada na última semana no setor de Hemodinâmica do Centro de Cardiologia da unidade.
No Estado, esta tecnologia é disponível apenas em mais um hospital, em Joinville, que teve sua instalação na mesma semana em que o hospital tubaronense. Este tipo de Tomografia permite ao especialista enxergar a coronária por dentro, visualizando possíveis lesões com detalhamento maior, como também a situação dos stents implantados.
O novo recurso passa a ser utilizado para diagnósticos e tratamentos de lesões complexas, sendo um adicional ao cateterismo e à angioplastia já disponibilizadas na região. “Este novo recurso traz segurança ainda maior nos procedimentos, ampliando também a eficácia dos tratamentos a médio e longo prazo”, explica Leonardo Sinnott, coordenador do serviço de Hemodinâmica do Hospital Socimed.
Na última semana, dois pacientes da região passaram por procedimentos com a nova tecnologia. Para a instalação do equipamento estiveram no Socimed engenheiros que integram a equipe responsável pelo projeto, entre eles um engenheiro japonês, já que o tomógrafo de última geração é produzido no Japão.
A angioplastia é um procedimento menos invasivo, com objetivo de eliminar obstruções das artérias coronárias por meio de cateter balão, aumentando o fluxo de sangue para o coração.
O cateterismo, por sua vez, é um procedimento que utiliza cateteres por vias vasculares (arteriais ou venosas das pernas ou dos braços) para alcançar o coração e realizar intervenções diagnósticas e terapêuticas.
