
Zahyra Mattar
Tubarão
O lote de obras 25 na BR-101, entre Capivari de Baixo e Laguna, é um dos mais atrasados da duplicação. Mesmo assim, se os trabalhos continuarem com o ritmo observado nesta semana, é bem possível que o consórcio Araguaia/Blokos/Emparsanco, responsável pelo trecho, termine a duplicação dentro do prazo renegociado com o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes.
Conforme o engenheiro responsável pela obra, José Carlos Prata, cerca de 150 homens atuam simultaneamente no lote 25. Os trabalhos estão concentrados na extensão de Capivari. A meta deste mês é liberar o caminho para iniciar a edificação do viaduto de acesso à Capital Termelétrica.
“No momento, realizamos os trabalhos de aterro e terraplenagem para efetuar os desvios”, explica Prata. Conforme informações do Dnit, repassadas ontem, a aplicação asfáltica será executada na próxima semana, dentro das condições climáticas. Após isso, será feita a implantação da sinalização provisória. Na sequência, o tráfego será realocado para os desvios.
Os motoristas que passam pelo local devem redobrar a atenção, porque há intensa movimentação de equipamentos e trabalhadores. O viaduto duplo de acesso a Capivari terá 219 metros de extensão. É o maior obra-de-arte especial do lote 25.
O consórcio tem mais da metade (12,5 quilômetros) do trecho de 22 quilômetros para duplicar até julho do próximo ano. Além disso, ainda faltam oito quilômetros de terraplenagem e seis obras-de-artes especiais. Quatro estão em andamento. Duas nem começaram a ser feitas.
Passagem para pedestres é concluída em Tubarão
A segunda passagem de pedestres edificada no lote 26 da duplicação da BR-101, em Tubarão, está concluída. Fica no bairro São Cristóvão, substitui a passarela projetada para o local e foi executado em duas etapas para que o tráfego da rodovia pudesse ser desviado em segurança.
A empresa Triunfo, responsável pelos trabalhos entre Tubarão e Sangão, segue agora com o preenchimento das laterais da estrutura com aterro, para finalizar a aplicação do pavimento asfáltico nas pistas da rodovia.
Ainda que o local já esteja liberado para os pedestres, é preciso prestar atenção. Ainda restam finalizar as rampas de acessos e sinalização vertical e horizontal no trecho de ruas laterais. A outra passagem de pedestres fica nas proximidades da passagem inferior sul (do Ceconvest).
O lote 25 l entre Laguna a Capivari de Baixo
Obras concluídas
♦ 63,63% de terraplenagem (14,0 km).
♦ 43,18% de pavimentação (9,5 km).
♦ 32,71% de obras-de-arte especial (três viadutos concluídos e quatro em obras).
Obras remanescentes
♦ Terraplenagem – 8 quilômetros.
♦ Pavimentação – 12,5 quilômetros.
♦ Obra-de-arte especial – dois viadutos não iniciados.
Investimento
Foram investidos, até agora, R$ 77.577.821,69 no lote de obras 25 da duplicação da BR-101, entre Laguna e Capivari de Baixo). São necessários mais R$ 45.159.104,29 para conclusão do trabalho. O consórcio Araguaia/Blokos/Emparsanco tem até julho do próximo ano para entregar o trecho duplicado.
Atividades em andamento
♦ Passagem inferior de acesso a Bandeirantes/Vila Flor – é feita a terraplenagem dos aterros de encontro.
♦ Morro da Tractebel – corte concluído. São terminados os acabamentos.
♦ Viaduto duplo de Capivari de Baixo – Iniciada a abertura e pavimentação das estradas para execução do viaduto duplo em Capivari.