
Mirna Graciela
Capivari de Baixo
Uma das figuras mais simbólicas da política e da comunidade de Capivari de Baixo morreu na madrugada de ontem, em um acidente de carro na BR-101, em Torres, no Rio Grande do Sul.
O ex-vice-prefeito Araildo Domingos Liberato Machado, o PG, 44 anos, estava em um Renault Logan, junto com um amigo, o comerciante Aguinaldo André, 31, que conduzia o veículo. Eles dirigiam-se para Porto Alegre, onde pegariam um avião com destino ao Paraguai. Por volta das 3h30min, eles colidiram com uma árvore.
PG faleceu na hora. Aguinaldo teve escoriações leves e recupera-se já em casa, em Capivari de Baixo. O corpo é velado na Igreja São João Batista. O sepultamento ocorrerá hoje, às 8h30min, no cemitério municipal. Ele deixa esposa, quatro filhos e uma neta de 4 anos. Uma de suas filhas, que está grávida, ganhará uma menina de parto cesariana, programado para o dia 21 de julho, data em que PG completaria 45 anos.
Muitos amigos, familiares e políticos compareceram à igreja na noite de ontem. Um grande homem, um grande cidadão e um super companheiro. Tais palavras foram ditas por várias pessoas que demonstraram muita tristeza e lágrimas pela partida do político e empresário.
PG era o suporte familiar
Araildo Domingos Liberato Machado, o PG, 44 anos, era considerado o esteio da família, daqueles que em qualquer momento – fossem bons ou ruins – estava junto para dar apoio e tomar as decisões. Segundo a sua prima Rosa Machado Silveira, ele era um pai e avô carinhoso, sempre presente, e tinha uma cumplicidade muito forte com a sua esposa, Mariléia de Oliveira Machado, uma união de 24 anos de casamento.
Dedicação à população e à vida política
O prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves (PMDB), decretou luto oficial pela morte de Araildo Domingos Liberato Machado. As aulas nas escolas municipais foram suspensas ontem e serão retomadas hoje. Em Tubarão, o prefeito Manoel Bertoncini (PSDB) baixou o mesmo decreto.
Ex-vice-prefeito de Capivari de Baixo na gestão de Moacir Rabelo (PP), entre 2005 e 2008, e líder comunitário nato, atualmente PG era presidente municipal do PDT. Foi prefeito interino entre os dias 9 e 15 de abril de 2007.
Em 2009, concorreu à prefeitura de Capivari de Baixo. Obteve 3.326 votos nas urnas, mas não se elegeu. Depois de ingressar no PDT, ele tentou uma vaga no legislativo catarinense, no pleito de 2010, no entanto, não conseguiu. Antes de entrar para a política, Araildo era uma das pessoas mais populares da cidade em função de um jantar anual que servia para toda a população. A famosa Costelada do PG ocorria ao lado da lanchonete, no centro, e costumava reunir mais de dez mil pessoas.