
Capivari de Baixo
As obras de duplicação da BR-101 no lote 25, entre Laguna e Capivari de Baixo, parecem mesmo ter engrenado. Uma prova é que neste fim de semana os funcionários do consórcio Araguaia/Blokos/Emparsanco não terão folga.
As equipes aproveitarão as condições climáticas para agilizar a edificação de obras-de-arte especiais (OAEs). Os trabalhos serão focados nas quatro passagens inferiores e um viaduto em execução no lote.
A evolução destas estruturas não interfere na trafegabilidade da rodovia. Paralelamente, o consórcio retomou a edificação da ponte sobre o Rio Capivari, no divisa com Tubarão.
No momento, é feito o estaqueamento de vigas metálicas para dar sustentação às pilastras que apoiarão as pistas elevadas. O serviço é realizado dentro de uma balsa, devidamente ancorada no leito do rio.
Após esta fase, serão edificados os pilares de sustentação das vigas que darão forma às pistas. A previsão é que a primeira etapa seja finalizada nos próximos dias, se o tempo colaborar. O trabalho exige muito cuidado e atenção dos operários.
Daí a preocupação com a possibilidade de chuva, inclusive nas localidades por onde passam os afluentes do Rio Capivari. Com a elevação do leito do manancial, os trabalhos são prejudicados pela velocidade da água e também pela oscilação da balsa.
As obras no lote 25
• No fim de 2009, três passagens inferiores (PIs) foram liberadas para o tráfego de veículos no trecho entre Capivari de Baixo e Laguna: acesso ao Núcleo da Moradia, ao Estreito e à Praia do Sol, todos na Cidade de Anita.
• No início de 2010, mais oito quilômetros de pistas duplicadas foram liberadas para o tráfego de veículos. No momento, os trabalhos do consórcio Araguaia/Blokos/Emparsanco estão concentrados nas PIs de acesso ao Km 37, a Santiago, a Estiva e na Vila Flor.
• O lote 25 tem 29,9 quilômetros de extensão. Deste total, 10,5 quilômetros de pista estão duplicados e liberados. Existem ainda 19,4 quilômetros de ruas laterais prontas.
Cuidados na rodovia
• Com a continuidade de trabalhos na duplicação da BR-101 entre Capivari de Baixo e Laguna durante os fins de semana, os motoristas precisam atentar para a movimentação de trabalhadores e equipamentos.
• Nos trechos já duplicados, a velocidade máxima permitida é de 110 quilômetros por hora para carros de pequeno porte e 90 quilômetros por hora para veículos maiores.
• Nos desvios, a velocidade limite está fixada em 40 quilômetros por hora. Em ruas laterais, paralelas à BR-101, a velocidade máxima permitida é de 50 quilômetros por hora.