Tubarão
Nos últimos anos, os investimentos da prefeitura de Tubarão no setor da saúde foi grande, com a construção de postos e contratação de novas equipes. É claro que há muito no que avançar, mas o salto dado pelo município no setor é reconhecido agora pelo Ministério da Saúde
Conforme o Índice de Desempenho do SUS (IdSus), uma avaliação nacional inédita realizada pelo MS sobre o Sistema Único de Saúde, Tubarão está entre os municípios catarinenses com melhores notas.
No ranking, a Cidade Azul alcançou a nota geral de 7,04. Na frente de municípios como Imbituba (6,07), Içara (7,02) e Criciúma (6,67). Tubarão ficou à frente até mesmo de Florianópolis, a terceira capital brasileira melhor classificada no estudo, com nota geral de 6,67.
O desempenho de Tubarão também foi melhor do que o do estado, que recebeu nota 6,29. Mas também há de se enaltecer a posição de Santa Catarina. Obteve a melhor média de todos os estados brasileiros, seguido do Paraná (6,23) e do Rio Grande do Sul (5,91).
Conforme o levantamento, em alguns quesitos, Tubarão foi nota 10, como na cobertura populacional estimada pelas equipes básicas de saúde bucal. “Este ranking confirma o resultado de todos os investimentos que realizamos no setor”, valoriza a secretária Albertina Carvalho, a Beth Xuxa.
A média brasileira foi de 5,47. Apenas 0,1% dos municípios conseguiram alcançar nota superior a 8. O valor mais alto foi para a cidade de Arco Íris, em São Paulo, que obteve 8,38.
O IDSus mediu o acesso e a qualidade de serviços de saúde oferecidos nos municípios, regiões e estados do país. Sua escala vai de zero a dez. O indicador foi feito a partir do desempenho alcançado pelas cidades em 24 quesitos, como número de equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF), média de consultas durante o pré-natal e mortalidade de menores de 15 anos em UTIs.
